Portal do Governo Brasileiro
Iniciativa:
33. Qualificar pessoas para atuar no setor do turismo no Brasil
Responsável: Neuza Helena Portugal dos Santos
Substituto: Francisco Glauber Lima Mota Filho / Maria Luiza Moreira Nova da Costa
Área: CGQT / DEQUA / SNDTur
PPA: LOA:
Meta: 6.000
Período Jan/2019 a Dez/2019
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 6.000 6.000
Realizada
819
967
363
697
52
40
293
192
268
361
521
974
5.547
5.547
Descrição: Pessoas qualificadas
Meta anual: 6.000
Início da mensuração: Jan/2019

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro 500
819
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Formação Inicial e Continuada (FIC): 57 pessoas foram qualificadas. MEDIOTEC: 57 pessoas foram qualificadas. Curso de Atendimento ao Turista (BBA 2018/2019) - 391 pessoas foram qualificadas. Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (GESTOR DE TURISMO) - 314 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM JANEIRO: 819.
Fevereiro 500
967
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): 73 pessoas foram qualificadas. MedioTec: 45 pessoas foram qualificadas. Curso de Atendimento ao Turista (BBA 2018/2019) - 455 pessoas foram qualificadas. Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (GESTOR DE TURISMO) - 394 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM FEVEREIRO: 967.
Março 500
363
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): 56 pessoas foram qualificadas. MedioTec: 126 pessoas foram qualificadas. Curso de Atendimento ao Turista (BBA 2018/2019) - 120 pessoas foram qualificadas. Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (GESTOR DE TURISMO) - 61 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM MARÇO: 363.
Abril 500
697
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Não houve pessoas qualificadas. MEDIOTEC: Não houve pessoas qualificadas. Curso de Atendimento ao Turista (BBA 2018/2019) - 353 pessoas foram qualificadas. Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (GESTOR DE TURISMO) - 344 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM ABRIL: 697.
Maio 500
52
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): não houve pessoas qualificadas. MEDIOTEC: não houve pessoas qualificadas. Curso de Atendimento ao Turista (BBA 2018/2019) - 23 pessoas foram qualificadas. Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (GESTOR DE TURISMO) - 29 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM MAIO: 52.
Junho 500
40
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): não houve pessoas qualificadas. MEDIOTEC: 40 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM JUNHO: 40. Não houve oferta dos cursos de Atendimento ao Turista (BBA) e de Desenvolvimento de Atores Institucionais (GESTOR DE TURISMO), tendo em vista a necessidade de adequações na Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA).
Julho 500
293
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): não houve pessoas qualificadas. MEDIOTEC: 258 pessoas qualificadas. O curso de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos (BBA) 2019 foi reaberto - 35 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM JULHO: 293.
Agosto 500
192
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): não houve pessoas qualificadas. MEDIOTEC: 44 pessoas qualificadas. Cabe registrar que o Ministério do Turismo, por meio da CGQT, participou como demandante adjunto da “Pactuação Restrita 2019.1” no âmbito do MedioTec. A oferta de vagas foi exclusivamente para o Estado da Paraíba, em razão da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), que atua na condição de parceiro ofertante de vaga em curso de educação profissional de nível médio, ter recursos ociosos de anos anteriores em conta corrente. Esta pactuação restrita ocorreu com base no levantamento realizado no ano de 2018 pelo MTur Assim foram efetivadas 325 matrículas para os seguintes eixos: Turismo, Hospitalidade e Lazer, Gestão e Negócios e Informação e Comunicação, cujos os cursos iniciaram em fevereiro/março/2019 e deverão ser concluídos em 2020 (fonte: SISTEC /MEC Planilha enviada 12.08.2019). Curso de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos (BBA) 2019 - 148 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM AGOSTO: 192.
Setembro 500
268
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): 4 pessoas qualificadas, sendo as 4 pessoas do mês de Julho. MEDIOTEC: 119 pessoas qualificadas, sendo 7 pessoas do mês de setembro, 6 pessoas a mais do mês de Fevereiro, 8 pessoas a mais do mês de Junho e 98 pessoas a mais do mês de Agosto. Foram acrescidos no mês de setembro qualificados de Fevereiro, Junho, Julho e Agosto, devido à atualização dos dados enviados pelo Ministério da Educação, que constam das Planilhas MEC, em anexo. Curso de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos (BBA) 2019 - 145 pessoas foram qualificadas. TOTAL DE PESSOAS QUALIFICADAS EM SETEMBRO: 268.
Outubro 500
361
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), 14 pessoas foram qualificadas e no tocante ao MédioTec (2018.2), 146 pessoas foram qualificadas em cursos de formação técnica. Em relação aos Curso ofertados na Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA), o de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos (BBA) 2019 – 156 pessoas foram qualificadas e no de Gestor de Turismo (CGT), reaberto em 14/10/2019, apresenta 45 pessoas qualificadas. Sendo assim, foram qualificadas no âmbito da CGQT, o total de 361 pessoas no mês de outubro.
Novembro 500
521
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Nos cursos técnicos concomitantes, MedioTec (Pactuação 2017), 22 pessoas foram qualificadas e no tocante ao MédioTec (2018.2), 217 pessoas foram qualificadas. Em relação aos Curso ofertados na Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA), o de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos (BBA) 2019 – 169 pessoas foram qualificadas e no de Gestor de Turismo (CGT), reaberto em 14/10/2019, apresenta 113 pessoas qualificadas. Sendo assim, foram qualificadas no âmbito da CGQT, o total de 521 pessoas no mês de novembro.
Dezembro 500
974
PRONATEC TURISMO - De acordo com os dados extraídos do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), de domínio do Ministério da Educação (MEC), enviados pela Coordenação de Articulação e Execução de Programas de Educação Profissional e Tecnológica da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica (DAE/SETEC/MEC) – Em dezembro de 2019, em relação aos cursos do MedioTec obteve-se os seguintes dados: (Pactuação 2017), 2 pessoas qualificadas (Pactuação 2018.2), 700 pessoas qualificadas e no tocante ao MédioTec (2019), 15 pessoas foram qualificadas. Em relação aos cursos ofertados na Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA), o de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos (BBA) 2019 – 127 pessoas foram qualificadas e no de Gestor de Turismo (CGT), reaberto em 14/10/2019, 130 pessoas qualificadas. Sendo assim, foram qualificadas no âmbito da CGQT, o total de 974 pessoas no mês de dezembro de 2019.
Acumulado até Dezembro 6.000
5.547
Total anual 6.000 5.547
Avaliação Final Ponto forte, em relação ao MedioTec obteve- se um caso de sucesso na cidade de Brazlândia/DF da turma de 26 alunos, 22 alunos com idade entre 16 a 19 anos, formaram no curso Técnico de Guia de Turismo, carga horária de 800 horas. Dificuldades encontradas em relação aos números de qualificados no tocante aos cursos da PEA , pouca divulgação nas redes sociais, falta de conscientização das pessoas. Em referência as iniciativas do PRONATEC TURISMO o Ministério da Educação não sinalizou ao MTur continuidade dos cursos em 2019, conforme Acordo de Cooperação Técnica, firmado.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal