Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
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Foco:
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Objetivo:
9. Incrementar a promoção nacional e internacional dos destinos e produtos turísticos brasileiros
Iniciativas por Unidade
Iniciativa:
9.4. Fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico no exterior
Responsável: Guilherme de Miranda Clementino
Substituto: Ana Paula Rodrigues de Almeida / Mariana Freitas / Rafael Pontes Pessoa
Área: EMBRATUR
PPA: 05LZ LOA: 20Y5
Meta: 800
Período Jan/2018 a Dez/2018
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Somatório das matérias publicadas
Caracterização da meta: Por meio das iniciativas de Relações Públicas junto à imprensa internacional, influenciar a cobertura midiática de modo que matérias positivas sejam veiculadas nos países de interesse da Embratur.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista 40 50 100 70 70 70 90 30 60 90 90 40 800 800
Realizada
67
74
132
75
102
77
105
64
59
69
72
92
988
988
Descrição: Matéria jornalística publicada
Meta anual: 800
Início da mensuração: Jan/2018

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro 40
67
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido à Ação de Lançamento do Visto Eletrônico (Estados Unidos e Japão) somado à Participação na feira FITUR (Espanha).
Fevereiro 50
74
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido ao retorno dos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha), somado à Participação na feira BTL (Portugal) e Divulgação da Campanha "Portunhol" nos mercados latinos.
Março 100
132
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido às agendas paralelas ao trabalho contínuo dos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha) nas seguintes ações: Participação nas feiras ITB (Alemanha) e ANATO (Colômbia); Agenda Especial com o presidente (Reino Unido).
Abril 70
75
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido às agendas paralelas ao trabalho contínuo dos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha) nas seguintes ações: Ação Tra Amicci (Itália); Participação na WTTC com o Ministro (Argentina).
Maio 70
102
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido às agendas paralelas ao trabalho contínuo dos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha) na seguinte ação: Participação na feira ITB (China).
Junho 70
77
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido às agendas paralelas ao trabalho contínuo dos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha) na seguinte ação: Ação de RP na Copa do Mundo FIFA 2018 na Rússia (Coletiva de Imprensa e Núcleo de Atendimento temporário).
Julho 90
105
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido às agendas paralelas ao trabalho contínuo dos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha) na seguinte ação: Ação de RP na Copa do Mundo FIFA 2018 na Rússia (Coletiva de Imprensa e Núcleo de Atendimento temporário).
Agosto 30
64
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido ao trabalho contínuo dos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha).
Setembro 60
59
As matérias publicadas foram resultados das seguintes ações: Atendimento à imprensa e disparo de releases nos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha); Apoio à Press Trip do jornalista Alex Robinson do Reino Unido (fevereiro); Agenda de Imprensa com o Presidente da Embratur em Londres (março); Press Trip Art Of Diplomacy - Bienal (Reino Unido); Press Trip Costa do Cacau (Alemanha).
Outubro 90
69
As matérias publicadas foram resultados das seguintes ações: Atendimento à imprensa e disparo de releases nos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha); Press Trip Art Of Diplomacy - Bienal (Reino Unido); e Press Trip Costa do Cacau (Alemanha). A Press Trip Be Rio (Reino Unido) resultou, até o momento, em 5 posts e 11 stories da cidade do Rio de Janeiro (não há contabilização destes resultados, pois não foram previstos como indicadores).
Novembro 90
72
As matérias publicadas foram resultado das seguintes ações: Atendimento à imprensa e disparo de releases nos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha); Press Trip Costa do Cacau (Alemanha) e Participação na feira WTM (Londres). O evento para influenciadores na WTM resultou, até o momento, em 19 posts de convidados e a segunda Press Trip Be Rio (Reino Unido) resultou em 2 posts e 35 stories do Rio de Janeiro e de Paraty (não há contabilização destes resultados, pois não foram previstos como indicadores).
Dezembro 40
92
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido ao trabalho contínuo dos Núcleos de Atendimento (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha). A Secretaria de Turismo do Ceará entrou em contato, no final de novembro, para solicitar ajudar no convite a influenciadores digitais para uma press trip em dezembro. A agência licitada Ogilvy fez a interlocução com 08 influenciadores, os quais já fizeram 33 posts e 144 stories no Instagram, 22 posts no Facebook, 18 twittes, 3 post nos blogs e 1 vídeo no YouTube sobre o Ceará (não há contabilização destes resultados, pois não foram previstos como indicadores).
Acumulado até Dezembro 800
988
Total anual 800 988
Avaliação Final O retorno do trabalho contínuo dos Núcleo de Atendimento em quatro países (Argentina, EUA, Reino Unido e Alemanha) mostra a importância deste trabalho de manutenção do atendimento à imprensa pelo time local nos países prioritários. Entendeu-se a importância de reativar outros Núcleos de Atendimento, em países prioritários não contemplados em 2018. Além disso, as agendas de imprensa nas feiras estratégicas continuam sendo fundamentais para manter este relacionamento com os veículos parceiros, em especial do trade turístico, e garantir o Brasil e seus destinos turísticos como pauta desses veículos. As ações de oportunidade, como a Ação de Lançamento do Visto Eletrônico (Estados Unidos e Japão), a Ação de RP na Copa do Mundo FIFA 2018 na Rússia, e a primeira participação na feira ITB China, também foram importantes para gerar resultados robustos de imprensa para a Embratur. Em 2019, é necessário avaliar como mensurar e contabilizar os resultados de influenciadores digitais, cada vez mais presentes e relevantes para as marcas-país. Registra-se que a falta de informações sobre o orçamento anual, no início do planejamento, prejudica a construção/distribuição dos indicadores e da estratégia de atuação da área e um melhor gerenciamento de oportunidades e prioridades.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal