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Perspectiva:
Foco:
.
Objetivo:
9. Incrementar a promoção nacional e internacional dos destinos e produtos turísticos brasileiros
Iniciativas por Responsável
Iniciativa:
9.3. Influenciar a publicação de matérias com tom positivo em relação aos destinos turísticos brasileiros
Responsável: Guilherme de Miranda Clementino
Substituto: Ana Paula Rodrigues de Almeida / Mariana Freitas / Rafael Pontes Pessoa
Área: EMBRATUR
PPA: 05LZ LOA: 20Y5
Meta: 10
Período Abr/2018 a Set/2018
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Somatório dos participantes
Caracterização da meta: Potencializar as oportunidades de veiculação de matérias positivas sobre os destinos brasileiros, além de estabelecer relacionamento com os principais veículos de comunicação convidando jornalistas dos mercados prioritários para conhecer as atrações turísticas dos segmentos divulgados pela Embratur.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - - 3 2 2 - - 3 - - - 10 10
Realizada
-
-
1
2
2
3
-
4
5
1
3
3
24
24
Descrição: Jornalista participante de press trips
Meta anual: 10
Início da mensuração: Abr/2018

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Fevereiro -
-
Março -
1
Foi possível a execução de press trip fora do planejado, pois a EMBRATUR prestou apoio ao jornalista (01), sem necessariamente custear toda a viagem. Press Trip do jornalista Alex Robinson (Reino Unido).
Abril 3
2
Não foi possível a execução das press trips previstas (Press Trip Be Rio (Reino Unido) – 01 convidado – e Press Trip Art Of Diplomacy (Reino Unido) – 02 convidados), devido à incompatibilidade de datas e dificuldade em encontrar jornalistas com perfil adequado ao roteiro da Embratur. Estas foram transferidas para o segundo semestre. Foi possível a execução de press trip fora do planejado, pois a EMBRATUR prestou apoio aos jornalistas (02), sem necessariamente custear toda a viagem. Press Trip do veículo Die Welt Grenzenlos (Alemanha).
Maio 2
2
Apoio à Press Trip "The Bucket List" (Estados Unidos).
Junho 2
3
Foi possível convidar 03 jornalistas (01 a mais do que o planejado) para a Press Trip Gastronomia e Cultura (Estados Unidos) – para os destinos São Paulo, Salvador e Belém – dentro do orçamento previsto para 02 convidados.
Julho -
-
Agosto -
4
Foi possível a execução de press trip fora do planejado, pois a EMBRATUR prestou apoio aos jornalistas (04), sem necessariamente custear toda a viagem, por meio de parceria com a companhia aérea LATAM. Press Trip LATAM (EUA).
Setembro 3
5
Press Trip Art of Diplomacy - Bienal (Reino Unido): 01 jornalista convidado da Embratur + 02 jornalistas convidados da Bienal e apoiados pela Embratur (pagamento das passagens aéreas). Press Trip Costa do Cacau (Alemanha): 02 jornalistas.
Outubro -
1
Press Trip Be Rio (Reino Unido): 01 influenciadora digital.
Novembro -
3
Press Trip Be Rio (Reino Unido): 02 influenciadores digitais (casal). E 01 apoio a Press Trip do jornalista Chaney Kwak, que entrou em contato com o Núcleo de Atendimento dos EUA e solicitou apoio para escrever matérias sobre rotas de café no Brasil. Passagens e hospedagem foram conseguidas para o jornalista via parceria com a Latam, Apex-Brasil e BSCA.
Dezembro -
3
Foi possível a execução como ação de oportunidade, pois a EMBRATUR prestou apoio aos jornalistas (03), sem necessariamente custear toda a viagem. Press Trip do veículo Die Welt Grenzenlos (Alemanha) – nova oportunidade apresentada pelo mesmo veículo, que após trazer resultado de grande impacto por meio do apoio concedido em abril (Rio de Janeiro), mostrou interesse em realizar programa de televisão em Manaus.
Acumulado até Dezembro 10
24
Total anual 10 24
Avaliação Final As press trips continuam sendo uma forma eficaz de estimular a mídia internacional a gerar coberturas relevantes sobre os aspectos que a EMBRATUR deseja promover, de forma espontânea. Entendeu-se a importância de apoiar ações de jornalistas e influenciadores digitais sem necessariamente custear toda a viagem. Através dos Núcleos ou do atendimento direto da equipe de Relações Públicas pelo e-mail institucional, percebe-se o grande interesse desses profissionais em vir ao Brasil; no entanto, seria inviável, diante do contingenciamento orçamentário, custear todas essas viagens por completo. O modelo “apoio a press trip” torna-se mais factível, além de reduzir o custo da ação, ao mesmo tempo em que não elimina a relevância de press trips próprias, quando pode-se construir o roteiro, de acordo com o que se deseja promover. Registra-se que a falta de informações sobre o orçamento anual, no início do planejamento, prejudica a construção/distribuição dos indicadores e da estratégia de atuação da área e um melhor gerenciamento de oportunidades e prioridades.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal