Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
.
Foco:
.
Objetivo:
6. Formalização e qualificação no turismo
Iniciativas por Unidade
Iniciativa:
6.3. Promover a oferta de curso, à distância, para gestor de turismo
Responsável: Neuza Helena Portugal dos Santos
Substituto: Jamara Pereira dos Santos / Francisco Glauber Lima Mota Filho / Gilberto Eulalio de Luna / Maria Luiza Moreira Nova da Costa
Área: CGQT / DEQUA / SNPTur
PPA: 05OE LOA: 4590
Meta: 1
Período Mai/2018 a Mai/2018
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Número absoluto
Caracterização da meta: O curso Gestor de Turismo tem caráter profissionalizante, de 50 horas, desenvolvido em 4 módulos referente à formação de atores institucionais que trabalham no turismo. É composto por 4 cursos estruturados no design metodológico elaborado pela Fundação Universidade de Brasília FUB/UNB, cuja metodologia contempla 4 níveis de complexidade: Qualificação Profissional, Extensão, Especialização Stricto Sensu e Pós-Graduação Latu Sensu (MBA). Os módulos abrangem temas como Planejamento Estratégico, Noções Básicas de Legislação do Turismo, noções básicas de elaboração de projetos, programas e ações especificas do Ministério do Turismo. A plataforma possibilita, ainda, a celebração de Termo de Compromisso para parcerias com o Ministério do Turismo, com o preenchimento do cadastro de Representante pelo endereço eletrônico: http://gestor.turismo.gov.br/representante. Será assinado eletronicamente, com orientações de como cooperar com as ações de qualificação e também realizar a gestão local da oferta do curso, com acesso aos dados específicos de sua região (quantidade de alunos cadastrados, em curso e concluintes).
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - - - 1 - - - - - - - 1 1
Realizada
-
-
-
-
1
-
-
-
-
-
-
-
1
1
Descrição: Curso ofertado
Meta anual: 1
Início da mensuração: Mai/2018

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Foram realizadas articulações junto ao Instituto Federal, "up load" de unidades dos módulos do Curso de Gestor, além da revisão das unidades.
Fevereiro -
-
Foram realizadas atividades relacionadas ao planejamento do curso, articulação com o Instituto Federal, "up load" de unidades dos módulos. Também foram elaborados textos do Termo de Aceite do aluno na PEA.
Março -
-
Foram realizadas atividades de revisão das Unidades do curso, e também foi inclúida a atividade referente a "Apresentação do Curso". Também foi elaborado texto referente à unidade. Também foram realizadas melhorias na PEA que impactam diretamente na experiência do usuário, e também melhorias relacionadas ao alcance de dados pelo perfil Administrador.
Abril -
-
Foram realizadas reuniões de planejamento e execução do Curso, assim como material de divulgação para o lançamento do curso. Foram ajustadas e compiladas dúvidas frequentes dos alunos do BBA ao molde do curso de Gestor. Também foi elaborada arte para o certificado, a ser emitido por meio do CPF, aos concluintes do curso.
Maio 1
1
Foi lançado o Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (Gestores Públicos e Privados de Turismo) e abertas as inscrições por meio de acesso ao link gestor.turismo.gov.br, sendo que o aluno poderá realizar inscrição por meio de cadastro. Poderão se inscrever atores institucionais ou pessoas interessadas em trabalhar na gestão do turismo, maiores de 18 anos. Prazo para inscrições: de 17 de maio a 19 de novembro de 2018. O curso pode ser iniciado logo após a inscrição. O curso é composto de 35 unidades distribuídas em 5 módulos: Introdutório, que ensina como utilizar o canal; Planejamento, Legislação, Projetos, e Programas e ações específicas do Ministério do Turismo. O prazo para conclusão do curso é até o dia 31 de dezembro de 2018.
Junho -
-
O curso foi ofertado no mês de Maio. Envio de Ofício-circulas às Secretarias Estaduais e entidades do Conselho Nacional do Turismo solicitando apoio na promoção do curso.
Julho -
-
O curso foi ofertado no mês de Maio.
Agosto -
-
O curso foi ofertado no mês de maio. Neste mês foram enviados materiais de divulgação para os municípios que apoiam o Curso, com fins de mobilizar profissionais a se inscreverem e darem continuidade ao curso.
Setembro -
-
O curso foi ofertado no mês de maio. Foram realizadas campanhas nas mídias e mailing para alunos, com fins de divulgação junto aos parceiros para engajamento de inscrições, e aos alunos inscritos, com fins de incentivar a continuidade e a conclusão do curso.
Outubro -
-
O curso foi ofertado no mês de maio. No mês de outubro foram alterados os prazos de inscrições e de conclusão dos cursos da PEA - Brasil Braços Abertos e Curso Gestor de Turismo. Prazo para inscrição: 30 de novembro de 2018. Prazo de conclusão: 17 de fevereiro de 2019.
Novembro -
-
O curso foi ofertado no mês de maio de 2018. No mês de novembro foi alterado o prazo de inscrição dos cursos da PEA - Brasil Braços Abertos e Curso Gestor de Turismo. Novo prazo para fim das inscrições: 09 de dezembro de 2018. O prazo de conclusão dos cursos PEA permanece até 17 de fevereiro de 2019.
Dezembro -
-
O curso foi ofertado no mês de maio de 2018. As inscrições foram encerradas no dia 09 de dezembro de 2018. O prazo de conclusão do curso Gestor de Turismo permanece até 17 de fevereiro de 2019.
Acumulado até Dezembro 1
1
Total anual 1 1
Avaliação Final O Curso Gestor de Turismo, em cumprimento à Política Nacional de Qualificação no Turismo - PNQT, foi lançado em maio de 2018, fruto da parceria do Ministério do Turismo com a Universidade de Brasília. É específico para qualificação de gestores públicos e privados de turismo, além de pessoas com mais de 18 anos de idade que tenham interesse em desempenhar essa função ou atuar na gestão turística. As inscrições foram abertas no dia 17 de maio e encerradas dia 09 de dezembro de 2018. O curso pode ser iniciado logo após a inscrição e é composto de 35 unidades distribuídas em 5 módulos: Introdutório, que ensina como utilizar o canal; Planejamento, Legislação, Projetos, e Programas e ações específicas do Ministério do Turismo. O prazo para conclusão do curso é 17 de fevereiro de 2019. Foram recebidas 9.787 inscrições, sendo que até o momento 769 alunos concluíram o curso, dentre esses 48 estrangeiros. Também foram pactuadas parcerias com instituições privadas, municípios e estados, sendo que 166 representantes assinaram o termo de compromisso. Alguns dos desafios enfrentados durante a oferta do Curso foram a mobilização dos representantes e a conscientização dos inscritos sobre os benefícios e o diferencial alcançados ao concluírem o curso. No mês de dezembro de 2018 foi realizada força-tarefa na Coordenação para envio de materiais de divulgação aos Representantes na tentativa de mobilização regional de inscritos, para que concluam o curso.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal