Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
.
Foco:
.
Objetivo:
6. Formalização e qualificação no turismo
Iniciativas por Objetivo
Iniciativa:
6.3. Promover a oferta de curso, à distância, para gestor de turismo
Responsável: Neuza Helena Portugal dos Santos
Substituto: Jamara Pereira dos Santos / Francisco Glauber Lima Mota Filho / Gilberto Eulalio de Luna / Maria Luiza Moreira Nova da Costa
Área: CGQT / DEQUA / SNPTur
PPA: 05OE LOA: 4590
Meta: 1
Período Mai/2018 a Mai/2018
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Número absoluto
Caracterização da meta: O curso Gestor de Turismo tem caráter profissionalizante, de 50 horas, desenvolvido em 4 módulos referente à formação de atores institucionais que trabalham no turismo. É composto por 4 cursos estruturados no design metodológico elaborado pela Fundação Universidade de Brasília FUB/UNB, cuja metodologia contempla 4 níveis de complexidade: Qualificação Profissional, Extensão, Especialização Stricto Sensu e Pós-Graduação Latu Sensu (MBA). Os módulos abrangem temas como Planejamento Estratégico, Noções Básicas de Legislação do Turismo, noções básicas de elaboração de projetos, programas e ações especificas do Ministério do Turismo. A plataforma possibilita, ainda, a celebração de Termo de Compromisso para parcerias com o Ministério do Turismo, com o preenchimento do cadastro de Representante pelo endereço eletrônico: http://gestor.turismo.gov.br/representante. Será assinado eletronicamente, com orientações de como cooperar com as ações de qualificação e também realizar a gestão local da oferta do curso, com acesso aos dados específicos de sua região (quantidade de alunos cadastrados, em curso e concluintes).
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Outubro Total
Prevista - - - - 1 - - - - - - - 1 1
Realizada
-
-
-
-
1
-
-
-
-
-
-
-
1
1
Descrição: Curso ofertado
Meta anual: 1
Início da mensuração: Mai/2018

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Foram realizadas articulações junto ao Instituto Federal, "up load" de unidades dos módulos do Curso de Gestor, além da revisão das unidades.
Fevereiro -
-
Foram realizadas atividades relacionadas ao planejamento do curso, articulação com o Instituto Federal, "up load" de unidades dos módulos. Também foram elaborados textos do Termo de Aceite do aluno na PEA.
Março -
-
Foram realizadas atividades de revisão das Unidades do curso, e também foi inclúida a atividade referente a "Apresentação do Curso". Também foi elaborado texto referente à unidade. Também foram realizadas melhorias na PEA que impactam diretamente na experiência do usuário, e também melhorias relacionadas ao alcance de dados pelo perfil Administrador.
Abril -
-
Foram realizadas reuniões de planejamento e execução do Curso, assim como material de divulgação para o lançamento do curso. Foram ajustadas e compiladas dúvidas frequentes dos alunos do BBA ao molde do curso de Gestor. Também foi elaborada arte para o certificado, a ser emitido por meio do CPF, aos concluintes do curso.
Maio 1
1
Foi lançado o Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (Gestores Públicos e Privados de Turismo) e abertas as inscrições por meio de acesso ao link gestor.turismo.gov.br, sendo que o aluno poderá realizar inscrição por meio de cadastro. Poderão se inscrever atores institucionais ou pessoas interessadas em trabalhar na gestão do turismo, maiores de 18 anos. Prazo para inscrições: de 17 de maio a 19 de novembro de 2018. O curso pode ser iniciado logo após a inscrição. O curso é composto de 35 unidades distribuídas em 5 módulos: Introdutório, que ensina como utilizar o canal; Planejamento, Legislação, Projetos, e Programas e ações específicas do Ministério do Turismo. O prazo para conclusão do curso é até o dia 31 de dezembro de 2018.
Junho -
-
O curso foi ofertado no mês de Maio. Envio de Ofício-circulas às Secretarias Estaduais e entidades do Conselho Nacional do Turismo solicitando apoio na promoção do curso.
Julho -
-
O curso foi ofertado no mês de Maio.
Agosto -
-
O curso foi ofertado no mês de maio. Neste mês foram enviados materiais de divulgação para os municípios que apoiam o Curso, com fins de mobilizar profissionais a se inscreverem e darem continuidade ao curso.
Setembro -
-
O curso foi ofertado no mês de maio. Foram realizadas campanhas nas mídias e mailing para alunos, com fins de divulgação junto aos parceiros para engajamento de inscrições, e aos alunos inscritos, com fins de incentivar a continuidade e a conclusão do curso.
Outubro -
-
O curso foi ofertado no mês de maio. No mês de outubro foram alterados os prazos de inscrições e de conclusão dos cursos da PEA - Brasil Braços Abertos e Curso Gestor de Turismo. Prazo para inscrição: 30 de novembro de 2018. Prazo de conclusão: 17 de fevereiro de 2019.
Novembro -
-
Dezembro -
-
Acumulado até Outubro 1
1
Total anual 1 1
Avaliação Final

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal