Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
.
Foco:
.
Objetivo:
6. Formalização e qualificação no turismo
Iniciativas por Objetivo
Iniciativa:
6.2. Promover a oferta de cursos presenciais e à distância, no âmbito do PRONATEC TURISMO e da Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA)
Responsável: Neuza Helena Portugal dos Santos
Substituto: Jamara Pereira dos Santos / Francisco Glauber Lima Mota Filho / Gilberto Eulalio de Luna / Maria Luiza Moreira Nova da Costa
Área: CGQT / DEQUA / SNPTur
PPA: 05OE LOA: 4590
Meta: 60
Período Mar/2018 a Jun/2018
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Somatório dos cursos ofertados
Caracterização da meta: Para o alcance da meta de ofertar 60 cursos presenciais e à distância foram previstas as seguintes iniciativas: 1 - PRONATEC TURISMO, visa o aperfeiçoamento e a qualificação profissional para melhoria dos serviços ofertados aos turistas, atuando em 4 linhas de ação: PRONATEC Turismo na Empresa, PRONATEC Turismo Cidadão, PRONATEC Turismo Social e PRONATEC Turismo Desenvolvimento Local; 2 – MedioTec 2018.2, iniciativa com o intuito de ofertar vagas gratuitas em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), na forma concomitante destinados aos estudantes do ensino médio, a partir do 2º ano, prioritariamente em instituições da rede pública. Os cursos técnicos são de longa duração, dependendo do segmento escolhido, poderá ser de 800, 1000 e 1200 horas, sendo homologado somente na modalidade de educação Presencial. A previsão de início dos cursos, conforme cronograma do MEC, é o dia 15/08/2018. 3 - PRONATEC Voluntário, consiste na oferta não financiada de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), carga horária de 160 horas, ofertados por instituições privadas de educação na modalidade de educação a Distância. Para 2018, foram pactuadas vagas no 5º lote. Início das aulas: 26/03/2018. 4 – Curso de Atendimento ao Turista - Brasil Braços Abertos 2018, com objetivo de promover a capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil da ocupação. O curso apresenta uma carga horária de 80 horas, composta de 4 módulos, estruturados na Plataforma de Engajamento e Aprendizagem (PEA). O aluno que concluir 100% dos conteúdos poderá imprimir o seu Certificado de extensão na própria plataforma. Início do curso: maio/2018. 5 – Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (Gestores públicos e privados de turismo), tem caráter profissionalizante, com carga horária de 50 horas, desenvolvido em 4 módulos, que abrangem temas como Planejamento Estratégico, Noções Básicas de Legislação do Turismo, noções básicas de elaboração de projetos, programas e ações especificas do Ministério do Turismo. O aluno que concluir 100% dos conteúdos poderá imprimir o seu Certificado de extensão na própria plataforma. Início do curso: maio/2018.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Outubro Total
Prevista - - 10 28 2 20 - - - - - - 60 60
Realizada
-
-
24
133
2
40
-
-
-
-
-
-
199
199
Descrição: Quantidade de cursos ofertados
Meta anual: 60
Início da mensuração: Mar/2018

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
PRONATEC Turismo - Em processo de pactuação. PRONATEC Voluntário - Articulação com as Secretarias Estaduais para preenchimento do Mapa de Demanda Identificada. MedioTec - O processo de pactuação 2018.2 estava previsto para iniciar em fevereiro de 2018. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Fevereiro -
-
PRONATEC Turismo - Em processo de pactuação. PRONATEC Voluntário - Articulação com as Secretarias Estaduais para preenchimento do Mapa de Demanda Identificada. MedioTec - O processo de pactuação 2018.2 iniciou com a articulação entre o MTur e as Secretarias Estaduais de Turismo e Órgãos Municipais de Turismo no sentido de levantar as necessidades de qualificação no setor. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Março 10
24
PRONATEC Turismo - Entre 28/03 a 30/04/2018 os ofertantes registraram no SISTECMEC as ofertas de cursos homologados. PRONATEC Voluntário - Entre 26/03 a 24/08/2018 período de realização dos cursos pelos alunos matriculados. Foram ofertados 24 (vinte e quatro) cursos, conforme lista em anexo. MedioTec - Continuidade ao processo de pactuação 2018.2 iniciado em Fevereiro de 2018. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Abril 28
133
PRONATEC Turismo - foram ofertados 133 (cento e trinta e três) cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). PRONATEC Voluntário - Os cursos foram ofertados em março. MedioTec - Articulação para elaboração do Mapa de Demanda Identificada, com as Secretarias Estaduais de Turismo e Órgãos Municipais de Turismo. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Maio 2
2
PRONATEC Turismo - Os cursos foram ofertados em abril. PRONATEC Voluntário - Os cursos foram ofertados em março. MedioTec - Consolidação do Mapa de Demanda Identificada e posterior envio a DAE/SETEC/MEC. BBA - Foi reaberto o Curso de Atendimento ao Turista – Brasil Braços Abertos, edição 2018 e abertas as inscrições por meio de acesso ao link http://brasilbracosabertos.turismo.gov.br/, sendo que o aluno poderá realizar inscrição por meio de cadastro. Poderão se inscrever pessoas com idade igual ou superior à 15 (quinze) anos. Prazo para inscrições: de 10 de maio a 31 de outubro de 2018. O curso pode ser iniciado logo após a inscrição. O prazo para conclusão do curso é até o dia 15 de janeiro de 2018. Curso de Desenvolvimento de Atores Institucionais (Gestores Públicos e Privados de Turismo) - Foi lançado e abertas as inscrições por meio de acesso ao link gestor.turismo.gov.br, sendo que o aluno poderá realizar inscrição por meio de cadastro. Poderão se inscrever atores institucionais ou pessoas interessadas em trabalhar na gestão do turismo, maiores de 18 anos. Prazo para inscrições: de 17 de maio a 19 de novembro de 2018. O curso pode ser iniciado logo após a inscrição. O prazo para conclusão do curso é até o dia 31 de dezembro de 2018.
Junho 20
40
PRONATEC Turismo - Os cursos foram ofertados em abril. PRONATEC Voluntário - Os cursos foram ofertados em março. MedioTec - As Unidade de Ensino registraram no SISTEC as propostas de oferta de vagas. A partir do dia 21/06 as Unidades de Ensina criaram e publicaram as ofertas de cursos homologadas, 40 (quarenta) cursos. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Julho -
-
PRONATEC Turismo - Os cursos foram ofertados em abril. PRONATEC Voluntário - Os cursos foram ofertados em março. MedioTec - Os cursos foram ofertados em junho. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Agosto -
-
PRONATEC Turismo - Os cursos foram ofertados em abril. PRONATEC Voluntário - Os cursos foram ofertados em março. MedioTec - Os cursos foram ofertados em junho. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Setembro -
-
PRONATEC Turismo - Os cursos foram ofertados em abril. PRONATEC Voluntário - Os cursos foram ofertados em março. MedioTec - Os cursos foram ofertados em junho. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Outubro -
-
PRONATEC Turismo - Os cursos foram ofertados em abril. PRONATEC Voluntário - Os cursos foram ofertados em março. MedioTec - Os cursos foram ofertados em junho. Plataforma de Aprendizagem e Engajamento (PEA) - Não houve atividades referentes à meta.
Novembro -
-
Dezembro -
-
Acumulado até Outubro 60
199
Total anual 60 199
Avaliação Final

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal