Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Brasil + Turismo
Foco:
1. Brasil + Turismo
Objetivo:
1.1. Brasil + Turismo
Iniciativas por Responsável
Iniciativa:
1.1.17. Promover seminários e rodadas de negócios para atração de investimentos
Responsável: Rogério Antonio Cóser
Substituto: Rodrigo Laurence Bezerra Marques / Willana Santos Félix / Eujone Magalhaes Furtado
Área: CGINV / DEOTur / SNETur
PPA: 05OF LOA: 2C01
Meta: 6
Período Mar/2017 a Nov/2017
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Número absoluto
Caracterização da meta: Realizar e/ou promover 6 (seis) eventos de atração de investimentos no setor de turismo As ações de fomento à iniciativa privada tem como foco a promoção de projetos com o objetivo de captar investimentos privados para o setor. Nos eventos especializados em atração de investimentos são oferecidos aos estados e municípios e ao Distrito Federal, assim como ao setor empresarial brasileiro participação em rodadas de negócios e acesso a investidores internacionais. São divulgados projetos nos segmentos de hotelaria, infraestrutura em geral, além de promoção de segmentos com grande potencial turístico, como marinas, parques nacionais e enoturismo.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - 3 - - 1 - - 1 - 1 - 6 6
Realizada
-
-
3
-
-
2
-
-
1
-
1
-
7
7
Descrição: Evento realizado
Meta anual: 6
Início da mensuração: Mar/2017

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Fevereiro -
-
Março 3
3
No mês de março foram realizados 3 (três) eventos, com apresentação de oportunidades de investimento que somaram mais de 12 bilhões em projetos em hotelaria, parques temáticos, resorts, centros de eventos e de infraestrutura. 1. International Hotel Investment Forum (IHIF), de 6 a 8 de março, em Berlim (Alemanha), com realização de uma Sessão “Brasil: Perspectivas e Oportunidades do Mercado Hoteleiro no Brasil 2017 – O ano da retomada”, seminário em que foram divulgadas oportunidades de investimentos nos estados do AM, BA, CE, RN, SP, PE e SC, seguido de um coquetel de networking. Realização de mesa-redonda sobre oportunidades no mercado hoteleiro em nosso país, as políticas governamentais de incentivo e apoio aos investimentos, o cenário da economia brasileira e as perspectivas para o setor, bem como a orientação aos investidores quanto ao ambiente de negócios no turismo nacional, políticas governamentais do MTur e ações de promoção e atração de investimentos. 2. Seminário "Brasil 2017: Perspectivas e Oportunidades de Mercado - O Ano da Retomada", no dia 10 de março de 2017, na Embaixada do Brasil em Roma (Itália). Evento realizado pelo 2º ano consecutivo com o objetivo de intensificar parcerias entre empresas brasileiras e italianas. Foi realizado seminário com apresentação institucional do MTur sobre a atual política econômica do Brasil, e de projetos com foco em empreendimentos hoteleiros e de infraestrutura nos estados do AM, BA, SP, RN, SC e SP; além de uma apresentação sobre o ambiente legal. O seminário, seguido de um almoço de negócios, contou com a participação de mais de 100 pessoas – entre investidores, empresários, associações ligadas ao setor, imprensa e representantes de governo. 3. MIPIM - Marché International des Professionnels d'Immobilier, de 14 a 17 de março, em Cannes (França). Realização do Painel Brasil com o Seminário “Quais são as próximas oportunidades de investimentos no turismo brasileiro?”, em que foram apresentados projetos nos segmentos de hotelaria e de infraestrutura nos estados do CE, BA, RN, SC, SP e PR; além de apresentação institucional do MTur e sobre o ambiente legal. Realização do almoço de negócios “Hotel & Turismo” com participação aproximada de 160 pessoas. Durante todos os dias do evento, o MTur disponibilizou um estande, que serviu como ponto de apoio aos empresários brasileiros para reuniões com potenciais investidores e autoridades governamentais, atendimento personalizado com informações sobre o mercado brasileiro e distribuição de materiais institucional e promocional.
Abril -
-
Maio -
-
Junho 1
2
Realização do 2º Seminário de Enoturismo “Oportunidades e Perspectivas de Desenvolvimento” (abordando os segmentos de enoturismo, gastronomia gourmet e hotelaria de charme com realização de visita técnica a uma vinícola referência em enoturismo), nos dias 13 e 14 de junho, em Bento Gonçalves, RS, com o objetivo de estimular o incremento dos negócios por meio do enoturismo, apresentando aos vitivinicultores experiências bem sucedidas e oportunidades com a exploração de outras atividades além da produção vitivinícola. O evento contou com a participação de mais de 60 convidados, entre empresários, representantes de governo, especialistas e associações ligadas ao segmento.
Julho -
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Agosto -
-
Setembro 1
1
Participação na condição de palestrante no I Encontro de Gestores Públicos Municipais de Turismo de Minas Gerais, com apresentação sobre as ações do MTur para atração de Investimentos, falando das perspectivas do setor para os principais segmentos turísticos e das ações de atração de investimentos. O Encontro contou com a participação de aproximadamente 600 gestores, entre autoridades municipais e empresários.
Outubro -
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Novembro 1
1
Participação no Fórum Brasil-China, realizado em São Paulo, que teve como um dos assuntos a captação de investimentos para o turismo nacional. Reunião com a equipe do Ministério do Comércio da China (MOFCOM), na qual foi debatida a criação de uma agenda conjunta para a apresentação de possíveis negócios em diversos segmentos turísticos. Conforme acordado com o lado chinês destaca-se que em 2018 serão realizados, na China, seminários e encontros empresariais, objetivando aproximar os setores de serviços de ambas as partes e fomentar o comércio bilateral, parcerias e investimentos em serviços no Brasil e na China. Essa ação deverá ocorrer na mesma ocasião da CIFTIS – China Beijing International Fair for Trade in Services, que terá sua sexta edição realizada de 28 de maio a 1º de junho de 2018.
Dezembro -
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Acumulado até Dezembro 6
7
Total anual 6 7
Avaliação Final As ações de fomento à iniciativa privada, ao longo do ano de 2017, mantiveram foco no estímulo e na promoção de projetos com o objetivo de captar investimentos privados para o setor. Nos eventos realizados, fizeram parte da delegação do MTur representantes e empresários dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo, com a oportunidade de apresentação de projetos em diversos segmentos turísticos, participação em rodadas de negócios e acesso a investidores internacionais. No total, foram apresentados 13 (treze) projetos, dentre eles de hotelaria, resorts, parque temático, centro de convenções, complexos turísticos e de infraestrutura em geral, que juntos somam a expectativa de R$ 14 bilhões em oportunidades de investimentos no setor de turismo brasileiro. Referente às ações da CGINV em eventos internacionais, destacamos as realizadas nos eventos IHIF – International Hotel Investment Forum; na Feira MIPIM - Marché International des Profissionnels d’Immobilier e no Seminário Internacional de Investimentos realizado na Embaixada do Brasil em Roma. Nestes eventos, além de apresentação de potenciais projetos turísticos para o Brasil, o MTur teve contatos de networking com representantes de diversos grupos empresarias, governos estrangeiros, consultores e outros players do mercado hoteleiro: Paramount Hotels & Resorts; Revista Hotels – Passion for Hospitality; Best Western; Union Investment Real Estate GmbH; Hospitality Asset Mangers Association da China; Dossen Hotel Group; Wanda – Hotel & Resorts; Fórum Asiático de Hotelaria e fundo de investimentos Phoenix PHC Asset Management; grupos hoteleiros Marriot International, Barceló; Wyndham Hotel Group; Louvre Hotels Group; Yotel Hotels, Pandox, Novum Group Hotels, Hilton Hotel & Resorts, Grupo de investimentos Blackstone, representantes da Associação Italiana de Construtores (ANCE), da Confederação Italiana dos Armadores (CONFITARMA), da Confederação das Indústrias Italianas (CONFINDUSTRIA), da Sociedade Italiana para as Empresas no Exterior (SIMEST) e do Grupo LIDE – Itália, outros especialistas do setor de turismo e jornalistas. Dentre as ações realizadas em âmbito nacional, citamos o segundo seminário sobre enoturismo, realizado com o objetivo de estimular o segmento na região Sul do país, no qual foi abordado sobre a importância do incremento de outras atividades para impulsionar o negócio vitivinícola, como por exemplo a hotelaria de charme e a gastronomia gourmet. A convite do governo municipal de Minas Gerais, o MTur foi convidado a palestrar sobre atração de investimentos e a oportunidade de as regiões se desenvolverem economicamente através do setor de turismo. Por último, destacamos a criação de uma agenda conjunta com o governo chinês para a realização de possíveis negócios em diversos segmentos turísticos. Como oportunidades de melhoria, vimos o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica com órgãos específicos, com o objetivo de potencializar o trabalho de atração de investimentos e a articulação com Secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Econômico estaduais, municipais e do Distrito Federal, para possibilitar maior capilaridade e fomentar o desenvolvimento e a promoção de projetos, de forma a despertar o interesse de investidores privados.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal