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Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.5. Estimular o desenvolvimento sustentável da atividade turística
Iniciativas por Responsável
Iniciativa:
4.5.1. Realização de ações de sensibilização sobre o Turismo Responsável
Responsável: Isabel Cristina da Silva Barnasque
Substituto: Bruno Cesar Leal de Souza / Ana Márcia Faria Valadão / Anna de Oliveira Modesto
Área: CGTR / DEQUA / SNPTur
PPA: 05OK LOA: 20Y4
Meta: 6
Período Mar/2016 a Nov/2016
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Número absoluto
Caracterização da meta: Disseminar conteúdo de turismo responsável - em especial sustentabilidade e acessibilidade - para prestadores de serviço do setor de turismo e público final através da realização de palestras de sensibilização, divulgação em mídias sociais, distribuição de material impresso e apoio a ações de turismo sustentável já praticadas no setor.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - 1 - 1 2 1 - - - 1 - 6 6
Realizada
-
-
1
-
1
2
1
4
1
-
1
-
11
11
Descrição: Ação realizada
Meta anual: 6
Início da mensuração: Mar/2016

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Fevereiro -
-
Março 1
1
Palestra de sensibilização a respeito da Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência e sua aplicação em meios de hospedagem na Assembleia Geral do FOHB.- São Paulo/SP.
Abril -
-
Maio 1
1
Palestra de sensibilização a respeito do Turismo Responsável, com foco em acessibilidade, no Congresso Brasileiro de Guias, realizado entre os dias 23 a 29 de maio.
Junho 2
2
- Palestra de sensibilização a respeito do Turismo Responsável, abrangendo a sustentabilidade, acessibilidade, Turismo Sustentável e Infância e prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes durante o 11° Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR; e - Palestra de sensibilização durante Encontro de Negócios promovido pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e Sebrae/RJ, entre Albergues, Turismo de Experiência, Conselho de Turismo de Favelas e Receptivos do Rio de Janeiro.
Julho 1
1
Palestra de sensibilização sobre Turismo Sustentável e Infância, prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, acessibilidade e Campanha Passaporte Verde durante a Assembleia Extraordinária de Cama & Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro.
Agosto -
4
1.Distribuição de 35 mil Adesivos com frases da Campanha Passaporte Verde em Inglês e Português; 46 mil Marca-páginas com chamada em português/inglês (22.000) e português/espanhol (24.000) com QR- code que direciona para as seguintes publicações do MTur/Embratur: guia Turismo Acessível (3 idiomas); site “Viaje Legal”; site “Visit Brasil”; site da Campanha Passaporte Verde (2 idiomas) e link para download do app Fellowtrip. O material foi distribuído na Casa Brasil, nos 15 Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s) fixos e nos 52 CAT´s móveis da cidade do Rio de Janeiro. 2.Produção de 30 Displays de balcão da Campanha Passaporte Verde, com QR-code direcionando para o site da campanha, que foram distribuídos para os CAT´s, Casa Brasil e balcões de informação da Infraero dos aeroportos do Rio de Janeiro, das cidades sede do Jogos de Futebol, Foz do Iguaçu e Porto Alegre. 3.Criação do Mapa de Iniciativas Sustentáveis no Turismo, em parceria com a ASCOM e a T.I. do MTur, a partir de conteúdo da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo – BRAZTOA, com informações e georreferenciamento dos cases vencedores de todas as categorias do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, desde 2012, totalizando 56 cases (http://www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br/). 4. Lançamento do Guia de Bolso “Dicas para bem atender turistas com deficiência”, voltado especialmente para prestadores de serviço do setor de turismo. O evento de lançamento aconteceu no dia 31 de agosto na Casa Brasil (http://www.turismo.gov.br/images/pdf/dicas_para_atender_bem_o_turista_com_deficiencia.pdf)
Setembro -
1
Participação no lançamento do Guia de Bolso “Dicas Para Atender Bem Turistas Idosos”, produzido pelo Ministério do Turismo, que aconteceu no dia 28 de setembro, durante a 44ª ABAV. Distribuição de 620 exemplares do Guia de Bolso “Dicas para Atender Bem Turistas com Deficiência” e 1.000 exemplares do Guia de Bolso “Dicas para Atender Bem Turistas Idosos”.
Outubro -
-
Novembro 1
1
Participação no 28º Festival de Turismo de Gramado – FESTURIS/2016, onde realizou o Lançamento do Guia “Dicas para Atender Bem Turistas LGBT”, na Feira de Negócios, para participantes da FESTURIS, com a distribuição de 500 exemplares do Guia de bolso “Dicas para atender bem turistas LGBT '', bem como a distribuição de 80 exemplares do guia de bolso “Dicas para atender bem turistas com deficiência” e 80 exemplares de Dicas para atender bem turistas Idosos + 200 exemplares do Folder Turismo e Sustentabilidade e 40 Pen Drive, com todo o nosso material digitalizado.
Dezembro -
-
Acumulado até Dezembro 6
11
Total anual 6 11
Avaliação Final avaliamos que nas ações realizadas, dentro do Plano de ação 4.5.1 de sensibilização sobre o Turismo responsável, houve um resultado positivo e superior daquele previsto, tendo em vista os dois grandes eventos no ano de 2016, a Olimpíada e a paraolimpíada.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal