Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.4. Promover os produtos turísticos
Iniciativas por Objetivo
Iniciativa:
4.4.9. Influenciar a publicação de matérias jornalísticas positivas por meio do programa de Relações Públicas
Responsável: Guilherme de Miranda Clementino
Substituto: Michelle Alvares Salum Ximenes / Ana Paula Rodrigues de Almeida / Rafael Cordeiro Felismino
Área: EMBRATUR
PPA: 05LZ LOA: 20Y5
Meta: 3.030
Período Jan/2016 a Dez/2016
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Número absoluto
Caracterização da meta: Construção do relacionamento com a imprensa internacional gerando cobertura de mídia seletiva potencializando as oportunidades de veiculação de matéria positiva sobre os destinos brasileiros.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista 240 240 250 250 250 250 250 300 250 250 250 250 3.030 3.030
Realizada
195
209
259
242
195
194
351
391
244
141
164
238
2.823
2.823
Descrição: Matéria publicada
Meta anual: 3.030
Início da mensuração: Jan/2016

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro 240
195
As matérias contabilizadas se dão em função das publicações decorrentes da atuação da equipe de Relações Públicas, ou seja, o resultado depende da atuação dos "Núcleos de Atendimento" que, por motivos de reajustes orçamentários foram autorizados a trabalhar apenas a partir do dia 15/01/2016.
Fevereiro 240
209
Ainda em consequência da interrupção dos núcleos no mês janeiro, a meta não foi atingida em fevereiro.
Março 250
259
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido as agendas paralelas ao trabalho continuo do núcleo, realizadas durante as feiras em Berlim e Portugal (no final de fevereiro).
Abril 250
242
Atribui-se a queda no número de matérias publicadas em abril à outras pautas negativas sobre o país que estavam tomando espaço na mídia internacional relacionadas principalmente a crise politica e preocupação com Zica vírus . Esse fato contribuiu para um número menor de matérias relacionadas ao turismo.
Maio 250
195
Atribui-se a queda no número de matérias publicadas em maio à outras pautas negativas sobre o país que estavam tomando espaço na mídia internacional relacionadas principalmente a crise politica e preocupação com Zica vírus . Esse fato contribuiu para um número menor de matérias relacionadas ao turismo.
Junho 250
194
Atribui-se a queda no número de matérias publicadas em junho à outras pautas negativas sobre o país que estavam tomando espaço na mídia internacional relacionadas principalmente a crise politica e preocupação com Zica vírus . Esse fato contribuiu para um número menor de matérias relacionadas ao turismo.
Julho 250
351
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido a um interesse maior da imprensa internacional pelos assuntos relativos à Olimpíadas (temas abordados com mais força no mês de julho).
Agosto 300
391
O número de matérias publicadas ultrapassou a meta devido a um interesse maior da imprensa internacional durante o Jogos Olímpicos Rio 2016 e das agendas realizadas para o Presidente da Embratur durante o evento.
Setembro 250
244
O número de matérias publicadas chegou próximo à meta em setembro (97,6%). Uma possível justificativa para o não atingimento é a redução do interesse da imprensa internacional pelos Jogos Paralímpicos, tema bastante explorado pelos nossos escritórios no exterior neste mês, mas com menos resultados do que esperávamos.
Outubro 250
141
Durante o mês de outubro já era previsto uma queda no número de matérias publicadas devido ao término dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016. Porém devido a não realização de ações planejadas para o mês por causa da limitação orçamentária não foi possível atingir a meta estipulada.
Novembro 250
164
Durante o mês de novembro já era previsto uma queda no número de matérias publicadas devido ao término dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Porém devido a não realização de ações planejadas para o mês por causa da limitação orçamentária não foi possível atingir a meta estipulada. Adicionamos também o fato de termos fechado o Núcleo da Holanda, o que contribuiu para a diminuição do número de matérias.
Dezembro 250
238
Durante o mês de novembro já era previsto uma queda no número de matérias publicadas devido ao término dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Porém devido a não realização de ações planejadas para o mês por causa da limitação orçamentária não foi possível atingir a meta estipulada. Adicionamos também o fato de termos fechado o Núcleo da Holanda, o que contribuiu para a diminuição do número de matérias.
Acumulado até Dezembro 3.030
2.823
Total anual 3.030 2.823
Avaliação Final A restrição orçamentária prejudicou diretamente no resultado anual desse indicador, ficando abaixo do planejado, apesar de não terem atingindo a totalidade da meta proposta, (desempenho 93,16%) considera-se positivo o resultado aferido ao longo do exercício.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal