Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.4. Promover os produtos turísticos
Iniciativas por Unidade
Iniciativa:
4.4.3. Promoção, marketing e apoio à comercialização voltada para o incentivo a viagem no mercado doméstico
Responsável: Márcio Nascimento
Substituto: Roberta Bastos Carneiro Campos / Tais da Rocha Araujo
Área: CGPIV / DEMAC / SNPTur
PPA: 06J4 LOA: 20Y3
Meta: 1
Período Nov/2016 a Nov/2016
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Número absoluto
Caracterização da meta: As campanhas promocionais têm como objetivo divulgar os atrativos brasileiros no âmbito nacional, fazer com que o brasileiro conheça seu país e suas belezas naturais, arquitetônicas, gastronômicas etc., e incentivá-lo a viajar pelo Brasil.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - - - - - - - - - 1 - 1 1
Realizada
1
-
-
-
-
-
1
-
1
1
1
4
9
9
Descrição: Campanha promocional realizada
Meta anual: 1
Início da mensuração: Nov/2016

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
1
A campanha TURISMO ACESSÍVEL foi projetada em dezembro de 2015 e teve sua veiculação ocorrida nos meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016. Contudo, tal campanha não consumiu os recursos financeiros alocados na funcional programática 20Y3 para o ano de 2016.
Fevereiro -
-
Março -
-
Iniciadas as análises de quatro propostas de convênios recebidas pela CGPIV, com recursos oriundos de emendas parlamentares, para divulgação dos atrativos brasileiros.
Abril -
-
Autorizada a produção da 2ª parte da série episódios “Campeões pelo Brasil”, a ser veiculada a partir de julho/2016. Continuação das análises de quatro propostas de convênios recebidas pela CGPIV, com recursos oriundos de emendas parlamentares, para divulgação dos atrativos brasileiros.
Maio -
-
Continuação das análises de quatro propostas de convênios recebidas pela CGPIV, com recursos oriundos de emendas parlamentares, para divulgação dos atrativos brasileiros.
Junho -
-
Conclusão das análises de quatro propostas de convênios recebidas pela CGPIV, com recursos oriundos de emendas parlamentares, para divulgação dos atrativos brasileiros. Foram celebrados convênios com os municípios de Serra Talhada, Garanhuns e São Lourenço da Mata, todos no Estado de Pernambuco, e também com a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
Julho -
1
Autorizada a produção da 3ª e última parte da série episódios “Campeões pelo Brasil”. Início das veiculações da 1ª parte da série "Campeões pelo Brasil", cuja produção se deu no final de 2015, no canal fechado Sony. Anexo, o informativo de cada um dos episódios. Veiculação da campanha VIVA DE PERTO para a Olimpíada no jornal Diário do Pará.
Agosto -
-
Foi produzido vídeo promocional de 30 segundos trilíngue (português, inglês e espanhol) e sua veiculação iniciou já em agosto, podendo se estender nos meses seguintes, nos Aeroportos de a pedido do DEQUA, cujo conteúdo trata de exploração sexual infantil e do Cadastur. Foram produzidos 1.500 exemplares de folder trilíngue (português, inglês e espanhol) para o DFPIT, cujo conteúdo trata do setor do turismo no Brasil e seu crescimento. Iniciados os trabalhos para a produção da campanha VIVA DE PERTO pós-Olimpíada a ser veiculada nos eventos da ABAV em setembro2016, FLYTOUR em outubro/2016 e FESTIVAL DE GRAMADO em novembro/2016. Foram elaborados, como todo mês é feito, os relatórios de mídia do MTur para encaminhamento à SECOM e de investimento em publicidade para divulgação no sítio do MTur. Foi dada continuidade nas análises dos comprovantes de prestação de serviços das agências de publicidade que atendem o MTur. Foi dada continuidade também nas análises das prestações de contas de convênios já findados e no acompanhamento dos convênios ainda execução celebrados com o MTur por meio do DEMAC.
Setembro -
1
Em setembro, foram aprovados os planos de mídia para a campanha VIVA DE PERTO - PÓS-OLIMPÍADAS a ser veiculada em TVs abertas e fechadas, revistas, rádios, aeroportos, cinemas, jornais, internet, mídia OOH e também na ABAV 2016. Algumas dessas veiculações já se iniciaram ainda em setembro, sendo que a veiculação dessa campanha se estenderá até novembro de 2016. Ainda no que tange à campanha VIVA DE PERTO - PÓS-OLIMPÍADAS, para as veiculações que acontecerão nos meses que virão, foi dado início aos trabalhos para produção das peças promocionais (filme e jingle get closer, fotos, peças de internet e adserver). E, ainda no que tange à campanha VIVA DE PERTO - PÓS-OLIMPÍADAS, estão na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) para conformidade e aprovação, respectivamente, as peças promocionais para as ações em aeroportos e em pedágios e plano de mídia complementar para veiculações em mais 2 (dois) jornais. A pedido da Diretoria de Administração (DIRAD-MTur), foram produzidos 1 (um) adesivo para púlpito e 2 (dois) painéis formato 1,8 m x 3,9 m utilizados no evento ao Dia Mundial do Turismo. Foram elaborados, como todo mês é feito, os relatórios de mídia do MTur para encaminhamento à SECOM e de investimentos em publicidade para divulgação no sítio do MTur. Foi dada continuidade nas análises dos comprovantes de prestação de serviços das agências de publicidade que atendem o MTur. Foi dada continuidade também nas análises das prestações de contas de convênios de marketing e publicidade já findados e no acompanhamento dos convênios ainda execução celebrados com o MTur por meio da CGPIV/DEMAC. No início de setembro, foram reiniciadas as análises das propostas de convênios geridas pela CGEV, propostas essas que tratam de mídia e publicidade em eventos geradores de fluxo e que são analisadas pela CGPIV visto sua expertise no assunto, visto a reabertura de prazo para reanálise dessas propostas pelo Ministério do Planejamento. Das 8 (oito) propostas analisadas até o momento, 3 (três) foram aprovadas.
Outubro -
1
Em outubro, a campanha VIVA DE PERTO – PÓS OLÍMPIADAS foi veiculada em diversos veículos de comunicação: cinema, internet, jornal, mídia aeroportuária, mídia alternativa, mídia exterior, revistas, jornais e TVs abertas, conforme documento anexado no sistema. Foram elaborados, como todo mês é feito, os relatórios de mídia do MTur para encaminhamento à SECOM e de investimentos em publicidade para divulgação no sítio do MTur. Foi dada continuidade nas análises dos comprovantes de prestação de serviços das agências de publicidade que atendem o MTur. Foi dada continuidade também nas análises das prestações de contas de convênios de marketing e publicidade já findados e no acompanhamento dos convênios ainda execução celebrados com o MTur por meio da CGPIV/DEMAC. Foi dada continuidade nas análises das propostas de convênios geridas pela CGEV, propostas essas que tratam de mídia e publicidade em eventos geradores de fluxo e que são analisadas pela CGPIV visto sua expertise no assunto, visto a reabertura de prazo para reanálise dessas propostas pelo Ministério do Planejamento. Das 15 (quinze) propostas analisadas até o momento, 6 (seis) foram aprovadas.
Novembro 1
1
Em novembro, a campanha VIVA DE PERTO – PÓS OLÍMPIADAS continuou com suas veiculações em diversos veículos de comunicação: internet, jornal, mídia aeroportuária, revistas, jornais e TVs fechadas, rádios, conforme documento anexado no sistema. Foram produzidos a pedido do Palácio do Planalto, por intermédio da Secretaria Executiva, adesivos a serem utilizados nos quadros do próprio Palácio do Planalto. Foi produzido a pedido da ASCOM um banner digital em comemoração ao Dia Mundial do Turismo para divulgação a data na internet Foram produzidos a pedido Coordenação-Geral de Produtos Turísticos guias de bolso "TURISTA COM DEFICIENCIA" e "TURISTAS IDOSOS". Foram iniciados os trabalhos pelo DEMAC às campanhas VERÃO NORDESTE, VIAJE LEGAL e reforço de mídia filme da ASCOM sobre acessibilidade. Foram elaborados, como todo mês é feito, os relatórios de mídia do MTur para encaminhamento à SECOM e de investimentos em publicidade para divulgação no sítio do MTur. Foi dada continuidade nas análises dos comprovantes de prestação de serviços das agências de publicidade que atendem o MTur. Foi dada continuidade também nas análises das prestações de contas de convênios de marketing e publicidade já findados e no acompanhamento dos convênios ainda execução celebrados com o MTur por meio da CGPIV/DEMAC. Foi dada continuidade nas análises das propostas de convênios geridas pela CGEV, propostas essas que tratam de mídia e publicidade em eventos geradores de fluxo e que são analisadas pela CGPIV visto sua expertise no assunto, visto a reabertura de prazo para reanálise dessas propostas pelo Ministério do Planejamento. Das 24 (vinte e quatro) propostas analisadas até o momento, 17 (dezessete) foram aprovadas.
Dezembro -
4
Em dezembro, foram concluídos os trabalhos de produção das peças promocionais para a campanha VERÃO NORDESTE. Nesse mesmo mês, foi dado início às veiculações da campanha em diversos veículos de comunicação: cinema, jornal, revista, walkmídia, DOOH, aeroporto, rádios, tv aberta, envios de SMS, mensagens por Whatsapp, conforme documento anexado no sistema. Foram produzidas a pedido da Coordenação-Geral de Turismo Responsável imagens e peças promocionais para internet referentes a campanha Viaje Legal, bem como a veiculação dessas peças na internet. Também foi desenvolvido um quiz interativo. Ainda a pedido da CGTR foram produzidas imagens e peças promocionais para internet referentes a campanha Sustentabilidade. Foi produzido a pedido da Coordenação-Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo o Mapa do Turismo Brasileiro 2016. Foi produzido a pedido do Gabinete do Ministro do Turismo o vídeo promocional BRASIL MAIS TURISMO, utilizado para apresentar as ações/planejamento do Turismo para 2017. Foi produzida e veiculada a campanha Previdência, a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Foram elaborados, como todo mês é feito, os relatórios de mídia do MTur para encaminhamento à SECOM e de investimentos em publicidade para divulgação no sítio do MTur. Foi dada continuidade nas análises dos comprovantes de prestação de serviços das agências de publicidade que atendem o MTur. Foi dada continuidade também nas análises das prestações de contas de convênios de marketing e publicidade já findados e no acompanhamento dos convênios ainda execução celebrados com o MTur por meio da CGPIV/DEMAC. Foram concluídas as análises das propostas de convênios geridas pela CGEV, propostas essas que tratam de mídia e publicidade em eventos geradores de fluxo e que são analisadas pela CGPIV visto sua expertise no assunto. Ao todo, foram analisadas 66 (sessenta e seis) propostas, das quais 29 (vinte e nove) foram aprovadas e 19 (dezenove) foram rejeitadas.
Acumulado até Dezembro 1
9
Total anual 1 9
Avaliação Final Ao longo do ano de 2016, a CGPIV realizou campanhas, em alguns casos mais de um flight, de 5 grandes grupos: Sustentabilidade, Viaje Legal, Campanha Pós Olimpíada, Campanha Verão Nordeste e ainda uma execução de TED com campanha da Previdência. Como ponto forte pode ser destacado a liberação de verba no fim do ano para realização de uma campanha forte de Incentivo ao verão do nordeste. Por outro lado, um ponto fraco a ser destacado foi o acúmulo de campanhas saídas no mês de dezembro, ocasionada pela demanda de outras áreas. Apesar de toda turbulência a Coordenação foi eficaz na elaboração de todas as campanhas.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal