Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.4. Promover os produtos turísticos
Iniciativas por Objetivo
Iniciativa:
4.4.10. Realizar campanhas publicitárias em países prioritários
Responsável: Tiago José Tomazella
Substituto: Joaquim Estevam Neto / Ana Paula Rodrigues de Almeida / Rafael Cordeiro Felismino
Área: EMBRATUR
PPA: 05LZ LOA: 20Y5
Meta: 9
Período Jan/2016 a Jan/2016
Tipo de indicador: Eficácia
Fórmula de cálculo Número absoluto
Caracterização da meta: Realizar campanhas de divulgação do turismo no mercado internacional nos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, EUA, Reino Unido e Alemanha.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista 9 - - - - - - - - - - - 9 9
Realizada
-
-
-
-
4
-
-
121
-
-
-
-
125
125
Descrição: País abrangido
Meta anual: 9
Início da mensuração: Jan/2016

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro 9
-
A campanha ‘Get Closer’, prevista para os primeiros meses do ano, foi adiada para o segundo semestre de 2016, em virtude de demora na aprovação do plano de mídia pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República - SECOM/PR, e dificuldades de consolidação orçamentária da Autarquia. A campanha previa alcançar pelo menos 9 países prioritários da Embratur (Estados Unidos,Reino Unido, Alemanha, Argentina,Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Paraguai).
Fevereiro -
-
A campanha ‘Get Closer’ prevista para os primeiros meses do ano foi adiada para o segundo semestre do ano.
Março -
-
A campanha ‘Get Closer’ prevista para os primeiros meses do ano foi adiada para o segundo semestre do ano.
Abril -
-
A campanha ‘Get Closer’ prevista para os primeiros meses do ano foi adiada para o segundo semestre do ano.
Maio -
4
A campanha ‘Isenção de Vistos’ inicialmente prevista para o mês de junho/2016 foi antecipada para os meses de maio, junho e julho. A autarquia identificou a necessidade de comunicar os estrangeiros sobre a isenção temporária de vistos para a entrada no Brasil, com vistas a atrair mais turistas para os jogos olímpicos Rio 2016. Os países contemplados pela isenção foram: Estados Unidos, Austrália, Canadá e Japão.
Junho -
-
A campanha ‘Isenção de Vistos’, que foi a única campanha do primeiro semestre de 2016 (janeiro a julho), foi iniciada no dia 20/05/2016 e foi veiculada até 31/07/2016. Os países contemplados foram: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão.
Julho -
-
O resultado deste indicador foi impactado diretamente pelo contingenciamento orçamentário de 2016, ocasionando revisão do planejamento inicialmente proposto, tendo como consequência o adiamento de uma campanha planejada (‘Get Closer’). O planejamento previa que 9 países fossem alcançados no primeiro semestre, mas esse número não foi alcançado em razão do adiamento da campanha ‘Get Closer’.
Agosto -
121
A campanha ‘Get Closer’ prevista para os primeiros meses do ano foi adiada para o segundo semestre. Ação de mídia foi lançada em agosto/16 com período prolongado e alcance mais amplo (número de países), por meio da CNN. Foram contemplados um total de 121 países, localizados na América Latina, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Oceania. A campanha será estendida para os meses de agosto a dezembro de 2016. O meio contemplado (TV fechada) atende às necessidades de alto alcance, cobertura mundial, frequência durante todo período e impacto da mensagem pelas características visuais. Para escolha de emissora CNN com alcance no público formador de opinião e cobertura relevante mundial, foram analisadas pesquisas de mídia dentre os canais jornalísticos nos mercados da campanha, considerando sua relevância por feed de mercados (formato de compra de emissoras internacionais). Foi selecionada a emissora CNN, que possui maior alcance entre empresários tomadores de decisão, investidores e em empresários que viajam frequentemente. Ainda, o canal tem maior frequência de audiência (fidelidade dentre seus espectadores). Nesse projeto, também foi contemplada entrega de mídia no site na CNN para aumento do esforço de comunicação e da frequência da mensagem da campanha, impactando o público formador de opinião em outros momentos do dia.
Setembro -
-
A campanha ‘Get Closer’ foi lançada em agosto de 2016 e será veiculada nos meses de agosto a dezembro de 2016.
Outubro -
-
Novembro -
-
Dezembro -
-
Acumulado até Dezembro 9
125
Total anual 9 125
Avaliação Final Nesta iniciativa a meta prevista foi superada, (desempenho 1.388,89 %) devido ao esforço concentrado das áreas com a campanha ‘Get Closer’ que estava prevista para os primeiros meses do ano, mas, foi adiada para o segundo semestre. A Ação de mídia foi lançada em agosto/16 com período prolongado e alcance mais amplo (número de países), por meio da CNN. Foram contemplados um total de 121 países, localizados na América Latina, Europa, Oriente Médio, África, Ásia e Oceania. A campanha foi estendida para os meses de agosto a dezembro de 2016. O meio contemplado (TV fechada) atende às necessidades de alto alcance, cobertura mundial, frequência durante todo período e impacto da mensagem pelas características visuais.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal