Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.3. Fomentar, regular e qualificar os serviços turísticos
Iniciativas por Objetivo
Iniciativa:
4.3.2. Realização e/ou participação em eventos para atração de investimentos no setor de turismo
Responsável: Rogério Antonio Cóser
Substituto: Rodrigo Laurence Bezerra Marques / Juliana Paula de Paiva Oliveira
Área: DFPIT / SNPDTur
PPA: 02VF LOA: 2C01
Meta: 4
Período Mar/2015 a Set/2015
Tipo de indicador:
Fórmula de cálculo
Caracterização da meta: Realização e/ou participação em eventos para atração de investimentos no setor de turismo
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - 2 - - - - - 2 - - - 4 4
Realizada
-
1
3
-
-
-
1
2
4
-
1
-
12
12
Descrição: Realização e/ou participação em eventos para atração de investimentos no setor de turismo
Meta anual: 4
Início da mensuração: Mar/2015

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Fevereiro -
1
No mês de fevereiro, para a divulgação de oportunidades de investimento em turismo, a Coordenação-Geral de Investimento desenvolveu os trabalhos de preparação para o seminário de atração de investimentos que ocorrerá no mês de março em Berlim.
Março 2
3
Foram realizadas três ações para a atração de investimentos no turismo: 1. A Coordenação -Geral de Investimento realizou seminário para atração de investimentos no âmbito do “IHIF – International Hotel Investment Forum” nos dias 02 a 04 de março em Berlim – Alemanha. 2. O Diretor do Departamento participou da feira “ITB – The World’s Leading Travel Show”, nos dias 04 e 08 de março em Berlim - Alemanha. 3. O Diretor do Departamento participou também da “MIPIM – The World’s Property Market, nos dias 10 e 13 de março em Cannes – França.
Abril -
-
Maio -
-
Junho -
-
Julho -
1
Com vistas à subsidiar potenciais investidores com dados econômicos sobre o país e o turismo, a Coordenação-Geral de Investimento iniciou pesquisa de dados e atualização de textos em inglês da publicação "Mais Turismo, Mais Desenvolvimento/ More Tourism, More Development". Ainda no mês de julho, a Coordenação trabalhou em parceria com a ASCOM/MTUR na elaboração do folder "Brasil: o melhor lugar para seu investimento em turismo".
Agosto -
2
Durante o mês de agosto, a Coordenação-Geral de Investimento trabalhou em parceria com a EMBRATUR e a ASCOM/MTur nos ajustes finais e impressão das seguintes publicações promocionais: 1. Folder: Brasil - O melhor lugar para seu investimento em turismo (português e inglês) 2. Cartilha: More Tourism, More Development Ainda no mês de agosto, o Diretor do Departamento, acompanhado do Coordenador-Geral de Investimento, proferiu palestra na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no dia 25 e 26/08, promovendo o seminário em Enoturismo que aconteceria por ocasião da Expo Milão. Além de deputados estaduais estiveram presentes representantes do segmento do enoturismo gaúcho e do governo do Rio Grande do Sul.
Setembro 2
4
Foram realizadas quatro ações para a atração de investimentos no turismo: 1. A Coordenação-Geral de Investimento realizou, no dia 08/09, seminário para atração de investimentos no setor hoteleiro no pavilhão do Brasil na Expo Milão. 2. No dia 10/09, a Coordenação realizou semelhante seminário voltado para o setor de enoturismo. Durante os seminários estiveram presentes aproximadamente 90 pessoas, entre as quais: representantes municipais, potenciais investidores estrangeiros, setor privado brasileiro e representantes do Governo brasileiro. 3. Nos dias 28 e 29/09, o Diretor do Departamento participou da South American Hotel & Tourism Investment Conference, em Lima, Peru. O evento anual de nível internacional destinado a promover os negócios em hotelaria, turismo e projetos imobiliários relacionados na região. Aproximadamente 3200 executivos seniores participaram do evento que desde a sua criação acontece nas principais cidades da América do Sul. 4. No dia 25/09, a Coordenação-Geral de Investimento realizou palestra sobre as oportunidades do mercado chinês durante a Reunião do FORNATUR, no âmbito da ABAV, em São Paulo.
Outubro -
-
Novembro -
1
O Diretor do DFPIT e o Coordenador-Geral de Investimentos participaram de reuniões e visitas técnicas no período de 28 de outubro a 02 de novembro de 2015, para atrair e consolidar investimentos no Brasil na área de Turismo Esportivo e Business Esportivo na Alemanha (Munique/Colônia) e na França (Paris), tendo em vista as Olimpíadas Rio 2016 e a possibilidade de atração de investimentos no segmento de turismo esportivo/aventura em razão do ano olímpico. A viagem foi um convite da ABRIESP e participaram representantes do Ministério dos Esportes e da Secretaria de Esportes de São Paulo.
Dezembro -
-
Acumulado até Dezembro 4
12
Total anual 4 12
Avaliação Final Pontos fortes: Os eventos para atração de investimentos privados em turismo têm como ponto forte o favorecimento da realização de negócios, resultando no desenvolvimento das regiões por meio de aquisição de novas tecnologias pelo mercado nacional, inovação em modelos de gestão, geração de empregos, renda e divisas e ampliação do número de turistas internacionais em nosso país. Dificuldades: Restrições orçamentárias para a realização de eventos e equipe reduzida.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal