Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.3. Fomentar, regular e qualificar os serviços turísticos
Iniciativas por Unidade
Iniciativa:
4.3.1. Desenvolver Sistema de Informação ao Investidor
Responsável: Rogério Antonio Cóser
Substituto: Rodrigo Laurence Bezerra Marques / Juliana Paula de Paiva Oliveira
Área: DFPIT / SNPDTur
PPA: 02VF LOA: 2C01
Meta: 100%
Período Jan/2015 a Nov/2015
Tipo de indicador:
Fórmula de cálculo
Caracterização da meta: desenvolvimento de um website direcionado a potenciais investidores, a fim de promover os investimentos no turismo brasileiro, disponibilizando informações sobre oportunidades de investimentos, aspectos legais, notícias, estudos e pesquisas, financiamento, entre outros.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista 10% 10% 10% 10% 10% - 10% 15% 10% - 15% - 100% 100%
Realizada
10%
10%
10%
10%
10%
-
10%
15%
10%
-
15%
-
100%
100%
Descrição: Sistema desenvolvido
Meta anual: 100%
Início da mensuração: Jan/2015

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro 10%
10%
A partir do levantamento da necessidade de criação de uma ferramenta de intermediação entre potenciais investidores, demais entidades públicas e governos federal e estadual, a Coordenação-Geral de Investimento (CGI) iniciou, no ano de 2014, a elaboração da proposta para desenvolver um Sistema de Informações ao Investidor. Em janeiro, a CGI se reuniu com a equipe da Coordenação-Geral da Tecnologia da Informação (CGTI) deste Ministério, para discutir a possibilidade de construção do website, escolha de layout, abordagens dos conteúdos a serem disponibilizados e fluxo de publicação.
Fevereiro 10%
10%
Após discussões entre as equipes, foi apresentada proposta de site com disponibilização de uma URL prévia para navegação e inserção de material identificado como de interesse de potenciais investidores.
Março 10%
10%
Uma das possibilidades do site será a inserção de conteúdo de estados e municípios que possuem ações para a atração de investimentos. Nesse sentido, está sendo realizado o levantamento dos entes subnacionais que atuam na promoção e atração de investimentos. Adicionalmente, o DFPIT, por meio da CGI, realizou seminário para a atração de investimentos no âmbito do IHIF – International Hotel Investment Forum, que aconteceu de 02 a 04 de março de 2015, em Berlim. No seminário promovido pelo MTur a potenciais investidores, além da apresentação institucional feita pelo DFPIT, empresários brasileiros apresentaram projetos a investidores internacionais.
Abril 10%
10%
Avançando com as atividades de elaboração do website de investimento, a equipe da CGI vem realizando pesquisas quanto ao conteúdo do website, além de discutir com a equipe da CGTI aspectos referentes à arquitetura do mesmo.
Maio 10%
10%
A CGI iniciou a inserção de conteúdos considerados relevantes aos potenciais investidores no sítio, como informações gerais sobre o Ministério e o Departamento, contatos de Secretarias Estaduais e entidades atuantes na área de promoção e atração de investimentos, características básicas dos segmentos prioritários, aspectos legais, arquivos com pesquisas e estudos de instituições especializadas e publicações do DFPIT para download. No período também foram realizados trabalhos para a validação dos conteúdos e estabelecimento da periodicidade de atualização das informações.
Junho -
-
Julho 10%
10%
A CGI continuou a inserção de conteúdos considerados relevantes aos potenciais investidores no sítio, como informações gerais sobre o Ministério e o Departamento, contatos de Secretarias Estaduais e entidades atuantes na área de promoção e atração de investimentos, características básicas dos segmentos prioritários, aspectos legais, arquivos com pesquisas e estudos de instituições especializadas e publicações do DFPIT para download. No período também foram realizados trabalhos para a validação dos conteúdos e estabelecimento da periodicidade de atualização das informações.
Agosto 15%
15%
Início da tradução do conteúdo do site para a língua inglesa.
Setembro 10%
10%
Continuação da tradução do conteúdo do site para a língua inglesa.
Outubro -
-
Novembro 15%
15%
Continuação da tradução do conteúdo do site para a língua inglesa e inserção de novo conteúdo.
Dezembro -
-
Acumulado até Dezembro 100%
100%
Total anual 100% 100%
Avaliação Final Pontos fortes: Internamente, a iniciativa viabilizou a integração entre as equipes da Coordenação de Atração de Investimentos, CGTI e ASCOM, fortalecendo a cultura institucional de cooperação, o que possibilitou a otimização de recurso público na elaboração da infraestrutura do site, bem como promoveu a unicidade de discurso e dados direcionados ao público externo. Externamente, a iniciativa propiciou o aprofundamento da gestão descentralizada do turismo por meio de espaços disponibilizados para que os estados possam disseminar suas informações e dados para atração de investimentos privados no turismo. Outro ponto forte a ser considerado é o fato de que a iniciativa resultou em um produto (site) inovador no âmbito do turismo, bem como oferecendo aos estados, municípios e ao setor privado um locus para a promoção de projetos e a atração de investimentos. Dificuldades: A maior dificuldade foi a limitação/redução do quantitativo de servidores disponíveis para a execução e manutenção da iniciativa, restringindo assim o objetivo da iniciativa, o que resulta em uma possível subutilização da ferramenta. Falta de estruturas de atração de investimento em turismo nas esferas estadual e municipal, bem como a ausência de uma cultura de busca de investimentos privados.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal