Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.1. Conhecer o turista, o mercado, e o território
Iniciativas por Unidade
Iniciativa:
4.1.2. Realizar pesquisa sobre o perfil do turista
Responsável: Márcio Nascimento
Substituto: Roberta Bastos Carneiro Campos
Área: DPMKN / SNPTur
PPA: 02W0 LOA: 20Y3
Meta: 100%
Período Fev/2015 a Jun/2015
Tipo de indicador:
Fórmula de cálculo
Caracterização da meta: A pesquisa será sobre o perfil, hábitos e atitudes do turista brasileiro, com o objetivo de fornecer subsídios ao Ministério do Turismo que orientem a elaboração de estratégias de comunicação e marketing, de incentivo ao turismo interno.
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - 20% 20% 20% 20% 20% - - - - - - 100% 100%
Realizada
-
20%
20%
20%
20%
20%
-
-
-
-
-
-
100%
100%
Descrição: Pesquisa realizada
Meta anual: 100%
Início da mensuração: Fev/2015

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Fevereiro 20%
20%
Aprovação do projeto pelo MTur. PARTE QUALITATIVA (grupos de discussão): realização de Workshop/Kick off; Elaboração e Aprovação dos Filtros de Recrutamento; Elaboração e Aprovação do roteiro.
Março 20%
20%
PARTE QUALITATIVA (grupos de discussão): Recrutamento; Realização do 20 Grupos de discussão. PARTE QUANTITATIVA (entrevistas domiciliares): Elaboração do questionário (o questionário será fechado após a realização de pelo menos 4 grupos de discussão); Aprovação e ajustes do questionário.
Abril 20%
20%
PARTE QUALITATIVA (grupos de discussão): Análise Etapa Qualitativa. PARTE QUANTITATIVA (entrevistas domiciliares): Execução do campo.
Maio 20%
20%
Finalização dos trabalhos.
Junho 20%
20%
Conclusão da pesquisa.
Julho -
-
Trabalhos concluídos em junho.
Agosto -
-
Setembro -
-
Outubro -
-
Novembro -
-
Dezembro -
-
Acumulado até Dezembro 100%
100%
Total anual 100% 100%
Avaliação Final Os dados adquiridos por meio da pesquisa sobre perfil do turista auxiliaram o Departamento de Marketing a compreender o comportamento do público consumidor do produto turístico brasileiro, assim como seus hábitos de consumo e seu perfil socioeconômico. A pesquisa serviu como insumo para o planejamento das ações de marketing e campanhas publicitárias do setor. Para otimizar o nível de confiança dos dados da pesquisa é necessário ampliar o espaço amostral no recolhimento dos dados, e para isso, faz-se necessário uma ampliação no orçamento da área, pois quanto maior o público entrevistado maiores os custos envolvidos no estudo.

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal