Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
3. Excelência administrativa
Objetivo:
3.2. Simplificar e uniformizar normas, processos e procedimentos
Iniciativas por Unidade
Iniciativa:
3.2.1. Elaborar Programa de Gestão do Conhecimento
Responsável: Jun Alex Yamamoto
Substituto: Lucas de Oliveira Penha
Área: DP / SE
PPA: 2128 LOA: 2000
Meta: 100%
Período Mar/2015 a Dez/2015
Tipo de indicador:
Fórmula de cálculo
Caracterização da meta: Preparar a implantação do Programa de Gestão do Conhecimento
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - 25% - - 25% - 25% - - - 25% 100% 100%
Realizada
-
-
25%
-
-
25%
-
25%
-
-
-
25%
100%
100%
Descrição: Programa elaborado
Meta anual: 100%
Início da mensuração: Mar/2015

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Fevereiro -
-
Março 25%
25%
• Criação da estrutura da pasta de “Gestão do Conhecimento” no repositório do DP • Realização de benchmarking com os órgãos que já implantaram a metodologia de Gestão do Conhecimento do Ipea • Navegação no Repositório do Conhecimento do Ipea - RCIpea • Elaboração do Documento de Oficialização de Demanda - DOD • Envio do DOD para Gabinete do Ministro para aprovação • Desenvolvimento do SisTur – Solicitação do GM • Manifestação de interesse com o representante do Ipea sobre a implantação da Gestão do Conhecimento no Mtur o Solicitação de arquivos atualizados sobre o tema e Avaliação da Maturidade em Gestão do Conhecimento respondida pelo MTur • Estudo do Modelo de Gestão do Conhecimento para Administração Pública Brasileira • Participação no seminário “Observatório Ipea de Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública – OIGC”
Abril -
-
Maio -
-
Elaboração da Portaria que Institui o Comitê Gestor e o Grupo de Trabalho para implantação do SEI no MTur.
Junho 25%
25%
- Solicitação e recebimento do modelo de “ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA IPEA”. - Participação no curso: Gestão do Conhecimento: Teoria e Prática nas Organizações Públicas na ENAP. Parametrização do SIP/SEI (Unidades Administrativas, Hierarquia, Tipos de Assunto, Tipos de Processos, Tipos de Documentos e Usuários). Treinamento dos usuários do SEI.
Julho -
-
Elaboração da Nota Técnica e da Minuta de Portaria que aprova as siglas da estrutura organizacional do MTur. Consolidação de Planilha com a lotação de todos os servidores efetivos e terceirizados do MTur, por Unidade Administrativa. Parametrização do SIP/SEI (Unidades Administrativas, Hierarquia, Tipos de Assunto, Tipos de Processos, Tipos de Documentos e Usuários). Treinamento dos usuários do SEI.
Agosto 25%
25%
Elaboração de ofício de solicitação de realização da oficina " Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira".
Setembro -
-
Outubro -
-
Novembro -
-
Dezembro 25%
25%
O cronograma do projeto de Gestão do Conhecimento foi finalizado e anexado ao sistema. As oficinas têm previsão de realização na primeira quinzena de março de 2016.
Acumulado até Dezembro 100%
100%
Total anual 100% 100%
Avaliação Final O programa de Gestão do Conhecimento é de muita importância para o Ministério do Turismo, pois complementa vários outros projetos, como o de mapeamento de processos e o plano anual de capacitação. Em 2015, foram realizadas várias reuniões de planejamento, treinamentos e ficou definido o escopo para implantação do programa. O principal entrave para a continuidade do processo foi a lista de prioridades da área, que contemplou o mapeamento dos procedimentos da CGCV e da UCP e a implantação do Projeto SEI. Porém, em 2016 o programa terá continuidade e a ideia é que esteja institucionalizado até término da vigência do atual PPA (2019).

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal