Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.6. Fortalecer a gestão descentralizada, as parcerias e a participação social
Iniciativas por Objetivo
Iniciativa:
4.6.2. Ampliar a cooperação técnica internacional em turismo
Responsável: Acir Pimenta Madeira Filho
Substituto: Rafael Vieira Bomfim
Área: DRELT / SNPTur
PPA: LOA:
Meta: 20
Período Jan/2013 a Dez/2013
Tipo de indicador:
Fórmula de cálculo
Caracterização da meta:
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista 1 - 2 1 2 3 2 1 2 2 2 2 20 20
Realizada
-
-
6
4
2
1
3
1
2
-
1
-
20
20

Atividades

Descrição: Representação Institucional: Desenvolvimento de relações institucionais com outros países e organizações internacionais com vistas ao desenvolvimento do turismo e à troca de experiências no setor.
Corresponsável: Camila de Moraes Tiussu
Unidade de medida: numeral
Período: Março/2013 a Dezembro/2013
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - 1 - - 1 - - 1 - - 1 4 4
Realizada
-
-
1
-
-
-
-
-
-
-
-
-
1
1
Descrição: Cooperação Internacional: Gerir demandas e ofertas de cooperação técnica em turismo, formuladas pelo Ministério do Turismo ou por outros países.
Corresponsável: Camila de Moraes Tiussu
Unidade de medida: numeral
Período: Abril/2013 a Dezembro/2013
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - - 1 - - 1 1 1 - - 1 5 5
Realizada
-
-
-
2
-
-
-
-
-
-
-
-
2
2
Descrição: Assessoria Internacional: Assessoramento ao Ministro e seu Gabinete em missões e reuniões com representantes internacionais, por meio da elaboração de subsídios, propostas de pautas bilaterais/multilaterais e monitoramento de encaminhamentos e resultados decorrentes de tais encontros.
Corresponsável: Camila de Moraes Tiussu
Unidade de medida: numeral
Período: Janeiro/2013 a Novembro/2013
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista 1 - 1 - 2 2 - - - 2 2 - 10 10
Realizada
-
-
4
2
2
-
-
-
-
-
-
-
8
8
Descrição: Eventos: Planejamento, organização e concretização de eventos ligados ao turismo em sua relação com os outros países.
Corresponsável: Camila de Moraes Tiussu
Unidade de medida: numeral
Período: Julho/2013 a Julho/2013
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - - - - - 1 - - - - - 1 1
Realizada
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Descrição: Número de missões realizadas
Meta anual: 20
Início da mensuração: Jan/2013

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro 1
-
Para o mês de janeiro, estava prevista uma meta referente à Missão do Senhor Ministro à Fitur (Madri/Espanha). Entretanto, a meta não foi alcançada, pois apesar deste Departamento ter executado os preparativos relativos à Missão, ela acabou por não acontecer por impossibilidade na agenda do Ministro. Ainda em janeiro, o Departamento fez o envio dos convites aos Ministros de Turismo dos países do BRICS para uma possível Reunião a ocorrer em março do corrente por ocasião do Evento do Panrotas. O Departamento também deu suporte nos trâmites para Cooperação Técnica sobre acessibilidade com a Inglaterra proposta pela equipe da Segmentação.
Fevereiro -
-
Para o mês de fevereiro, não havia previsão de metas a serem cumpridas. Entratanto, o Departamento executou tarefas de sua rotina tais como Reuniões com o Ministro sobre Chile, Viagens Europa e Viagem à Berlim. Reunião com os Diretores Marcelo Pedroso e Marco Lomanto da Embratur para tratar sobre ITB Berlim e BRICS. Participação na I Reunião do CNIG do ano de 2013. Além disso, o departamento participou, fazendo assessoramento, de Reunião do Secretário Executivo, Sr. Valdir Moysés com o Embaixador de Fiji, de Reunião do Sr. Ministro com o Embaixador da Bélgica, Sr. Jozef Smets , o qual esteve acompanhado de empresário do setor hoteleiro; e de Reunião do Sr. Ministro com Yuan Aiing, Presidente do Centro Cultural China-Brasil e Susie Liu, Presidente da Associação das Empresas Asiáticas no Brasil para discutir formas de superação das dificuldades ligadas à entrada de turistas chineses no Brasil e para tratar sobre o intercâmbio cultural China-Brasil para a realização de festivais do Brasil na China e da China no Brasil com participação do Sr. Eduardo Lopes (Senador pelo Rio de Janeiro), Max Welber (Assessor do Senador Eduardo Lopes), Pedro Henrique Batista Barbosa (Secretário da Divisão de China e Mongólia do Itamaraty) e Luiz Felipe Vilela (Secretário da Divisão de Imigração do Itamaraty).
Março 2
6
Para o mês de março, estavam previstas duas metas no Planejamento deste Departamento. Porém, o Departamento executou seis metas. A primeira meta é referente à Representação Institucional e foi alcançada com a efetiva participação do Departamento em Organismos e Conselhos nos quais representa o Ministério do Turismo. Dentre as atividades que contribuíram para a concretização desta meta estão: Encontro preparatório para a VIII Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça; Reunião GT Náutico; Reunião sobre o Plano de Ação 2013 do Ministério do Turismo; Reunião: IV reunião ordinária da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira ? CDIF; Reunião com o Sr. Ítalo Mendes ? Diretor do DEAOT; e, Reunião com o Ministro Conselheiro Santiago Chaves sobre a Candidatura Equatoriana na O.M.T.. No campo da Assessoria Internacional, foram realizadas quatro Missões: Participação no Evento Goal do Brasil Berlim e na ITB Berlim representando o Ministério, Assessoria no Fórum PANROTAS em São Paulo; Assessoria na I Reunião de Ministros de Turismo da UNASUL Quito/Equador; Assessoria na Reunião dos Ministros de Turismo da CPLP ? Maputo/ Moçambique e em Reuniões em Portugal. Além da assessoria em Missões, o Departamento também prestou assessoria na reunião entre o Secretário-Executivo e o Embaixador da África do Sul, com participa do Secretário de Comércio e Serviços do MDIC para tratar da instalação de um escritório de promoção da África do Sul no Brasil. O Departamento organizou e assessorou a Reunião entre o Ministro do Turismo do Brasil e o Ministro de Turismo da África do Sul, por ocasião do Fórum PANROTAS, na qual foi discutida a Proposta de Memorando de Entendimento sobre Turismo entre os países do BRICS. Esta atividade configura como meta alcançada na atividade Eventos. Ademais, o departamento participou de duas reuniões do campo de Cooperação Internacional que não configuraram como metas cumpridas. São elas: Reunião entre o Sr. Hermano (então diretor do DFPIT) e o empresário da Bélgica Sr. Hans Degraeuwe e do Sr. Jozef Smet para tratar sobre proposta do Belgian Hotel Investment Group - consórcio belga no ramo da hotelaria, para trabalho com empresas do ramo hoteleiro, construtoras e operadoras nacionais em cooperação para uma joint venture com foco em financiamento, design, construção e operação, importando tecnologia belga e visando construções hoteleiras com sustentabilidade, minimizando impactos de resíduos sólidos; Reunião do Ministro com a Sra. Renate Brauner - Vice-Governadora, a Sra. Marianne Feldmann- Vice-Prefeita da Cidade de Viena e a Sra. Marianne Feldman - Embaixadora da Áustria para tratar sobre a elaboração de um programa de capacitação de estudantes em turismo com intercâmbio entre os dois países.
Abril 1
4
Para o mês de abril estava prevista apenas uma meta no campo da Atividade de Cooperação Internacional. Porém, o Departamento ultrapassou esta previsão executando quatro metas. Em relação à Atividade de Cooperação Internacional acima mencionada, duas metas foram alcançadas: a primeira com a Abertura do Processo de Credenciamento de Agências Autorizadas a Receberem Grupos de Turistas Chineses - a Chamada Pública foi publicada no Diário Oficial da União no dia 16 abril de 2013 e tem prazo até o dia 24 de maio do corrente para que as agências encaminhem a documentação necessária ao DRELT pra serem autorizadas a prestar o serviço durante o ano de 2013 - ; e, a segunda, com a Assinatura de Memorando de Entendimento com o Ministro de Turismo de Andorra. As outras duas metas foram alcançadas na Atividade Assessoria Internacional e concretizaram-se pela participação do departamento assessorando o Sr. Ministro em sua Missão ao Rio de Janeiro no evento português do Palácio de São Clemente e, assessorando o Sr. Secretário Executivo, Valdir Simão, na Cerimônia de Abertura da World Travel Market Latin America 2013 e 39º Encontro Comercial BRAZTOA, no Transamerica Expo Center ? São Paulo, SP. Ademais, o departamento realizou atividades que não configuraram meta cumprida, mas que merecem ser relatadas. Dentro do campo de Representação Institucional, o DRELT participou de reuniões com o então coordenador Paulo André para tratar sobre o sobre o Relatório de Execução referente aos serviços prestados na RET/RMTur; da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Imigração; reuniões com o Secretário Executivo para tratar do Encontro Anual de Investimentos em Dubai e sobre os eventos em São Paulo; reunião com o Marketing para discutir sobre o Portal CPLP; participação da Audiência do Sr. Ministro na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e na Audiência do Ministro com o Sr. Roberto Rotter ? Presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil; além da reunião de coordenação no Itamaraty para tratar da Oferta brasileira em serviços e investimentos, no contexto da negociação de Acordo de Livre Comércio Mercosul-União Européia. Na área de Cooperação Internacional, houve participação nos encontros bilaterais do Sr. Ministro com o Embaixador de Portugal, com o Sr. Nitish Monebhurrun (Ilhas Maurício), Consultor das Nações Unidas e Professor de Direito Internacional. E participação apenas do Departamento nos encontros com Marijke van den Berge - Assistente Econômica da Embaixada do Reino dos Países Baixos e Soraia Tandel - Canadá. Em Assessoria Internacional, houve a participação na reunião com Secretário Júlio Martínez, da Embaixada do México no Brasil, para tratar da presença do Ministro no ?Summit de Viajes y Turismo? e sobre a possível assinatura de um Memorando de Cooperação , na reunião com o Sr. Leonardo Socha e Sr. Charles Capella, do MDIC, para tratar da participação brasileira na feira de Havana, além do acompanhamento da reunião do Sr. Ministro com o Embaixador de Cuba, acompanhado do Conselheiro Econômico, Raciel Proenza Rodríguez. Por fim, não houve atividade relativa ao campo Eventos.
Maio 2
2
Para o mês de maio, estavam previstas no planejamento do DRELT duas metas a serem cumpridas na Atividade de Assessoria Internacional e elas foram alcançadas com êxito pela assessoria prestada ao Sr. Ministro e ao Sr. Secretário Executivo nas Missões, respectivamente, a Cuba por ocasião do evento FITCuba no qual o Brasil fora país homenageado e à Costa Rica por ocasião da 55ª Reunião da CAM (Comissão Regional da OMT para as Américas). Além das atividades que configuraram metas, o departamento executou atividades englobadas em seu campo de atuação. Na atividade Representação Institucional, houve participação em reuniões com os representantes da Embratur Leila Holsbach e Marcus Sasse para tratar de assuntos relativos à Missão a Cuba e sobre RET/RMTur; em reunião com Executiva de Contas do Hotel Unique em SP; em reunião com Dr. Carlos Arana (Coordenador da OTCA) e a Sra. Natália e Sr. Celso (representantes do MRE); e em reunião com o Ministro Flávio Damico para tratar sobre FOCALAL. Ainda nesta atividade, houve a participação na IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Imigração. Na atividade de Cooperação Internacional, houve participação na reunião bilateral do Sr. Ministro com Deputados da Comissão Parlamentar de Turismo do Parlamento Federal alemão, liderada pela Deputada Rita Pawelski (CDU/CSU). O departamento também participou da Reunião de Avaliação do Projeto de Promoção de Turismo no Mercosul na qual estiveram presentes o Sr. Komazawa (JICA) , Srs. Marcus Sasse e Alexandre Nakagawa (EMBRATUR) e Laércio(MRE); e da Reunião Preparatória da I Reunião da Comissão de Monitoramento Comercial Brasil-Equador na Secretaria Executiva do MDIC.
Junho 3
1
O assessoramento ao Ministro Gastão durante sua participação na 153ª Assembleia Geral do Bureau Internacional de Exposições (BIE), no período de 08 a 13 de junho
Julho 2
3
No mês de julho estavam previstas duas metas e ambas foram concretizadas. Na primeira, o Diretor Acir Madeira participou da LVI Reunião Técnica especializada em Turismo do Mercosul, no Uruguai, Montevidéu, contabilizando uma meta de representação institucional. A segunda meta prevista era de Assessoria Internacional, a qual foi concluída com a preparação da participação do Ministro de Estado de Turismo, Sr Gastão Vieira no evento de inauguração do voo Havana - São Paulo em 10 de julho, e, apesar da impossibilidade da ida do Ministro ao evento, o Sr. Acir o representou. Em decorrência da vinda de comitiva cubana ao Brasil houve a assinatura de Memorando de Entendimento na área de Turismo, atingindo assim mais uma meta no campo das ações bilaterais, totalizando 03 metas no mês de julho. Além dessas atividades, outras foram executadas no âmbito da representação institucional e também na cooperação internacional. Na primeira, fazemos referência à reunião preparatória da VI Cúpula do BRICS - fórum que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que será realizado no primeiro quadrimestre de 2014, na cidade de Fortaleza, à Reunião com o Sr. Alexandre Bastos Peixoto (Ministério da Integração Nacional) para tratar de Cooperação Transfronteiriça e à presença na 40ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Turismo. Já na segunda tivemos participação na reunião com a Embaixadora Martha A. Mavrommatis, da República do Chipre, e com representante da Divisão de Operações Comerciais do Ministério das Relações Exteriores, realizada em Brasília com o objetivo de tratar sobre o Memorando de Entendimento no âmbito do turismo proposto por aquele país ao Brasil; participação em reunião com a Embaixada do Uruguai para continuar as negociações sobre os pontos de cooperação em turismo do Plano de Ação do Grupo de Alto Nível Brasil – Uruguai (GAN); reunião com o Sr. Bruno Marguerite, primeiro secretário da Embaixada da França para tratar da Primeira Conferência Mundial sobre o desenvolvimento sustentável do turismo das ilhas; reunião com a Embaixadora de Botsuana Sra. Bernadette S. Rathedi , acompanhada da Conselheira Sra. Tebatso Baleseng e um diplomata para dar continuidade no que havia sido discutido em São Paulo no evento WTM – World Travel Market – na qual ocorreu visita de cortesia e discussão acerca da possiblidade de assinatura de Memorando de Entendimento entre as partes. Presença nas Reuniões preparatória e na V Comissão Mista Brasil – África do Sul para tratar sobre Memorando de Entendimento entre os dois países. A reunião tratou de alinhar os últimos pontos do Memorando de Entendimento proposto pela África do Sul. Na reunião, foi informado à parte sul-africana de que a proposta de versão final foi enviada por via diplomática brasileira ao governo sul-africano, que deve sugerir alterações assim que recebê-lo por esta via.
Agosto 1
1
Para o mês de agosto, apenas uma meta estava prevista: a Assembleia Geral da Organização Mundial de Turismo - OMT, ocorrida no Zimbábue e Zâmbia entre os dias 24 e 29 de agosto na qual o Ministério do Turismo participou efetivamente, cumprindo a meta. O Diretor Acir Madeira foi o representante do MTur no evento. Juntamente com a meta, outras ações foram realizadas, dentre as quais podemos destacar: No âmbito da Representação Institucional tivemos a Reunião de Planejamento e Coordenação da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi), com a participação da técnica Haila; reunião com o Sr. Marcus Sasse, Sr. Alexandre e Sra. Leila Holsbach (EMBRATUR), que tratou de assuntos relacionados à RET e Mercosul; participação em Reunião de coordenação da Delegação brasileira, preparatória à III Reunião Brasil-Argentina sobre Assuntos Antárticos. Com MRE, MMA, MCT, CNPQ e Martinha, com a participação da técnica Camila; participação em VI Reunião CNIG e relatoria dos processos com a participação do agora conselheiro substituto Rafael; e participação na 5º reunião ordinária da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira. Ministério do da Integração Nacional com a participação da ténica Cecília. No âmbito da Cooperação Internacional houve diversas tratativas para realizar o Memorando de Entendimento com Portugal, referente a programas de estudos. Ocorreu a Reunião com o Sr. Gonçalo Motta (Primeiro Secretário)- Embaixada de Portugal; reunião com o Sr. Alexandre Sampaio, presidente da Federação Nacional de Hotéis; reunião com a Sra. Marcela Dieckmann; e Reunião com a Conselheira Almerinda, da DCE, do Itamaraty. A Gerente de Projetos Andrea Aiolfi participou de todas as reuniões juntamente com a técnica Maria Fernanda. Ocorreu também a Reunião preparatória da Segunda Reunião da Comissão Mista Econômica Brasil-Hungria. A Comista Brasil-Hungria terá lugar em Budapeste, no período de 2 a 4 de setembro com a participação de Andréa Aiolfi; reunião sobre a elaboração da oferta brasileira de compras governamentais, no contexto das negociações entre o Mercosul e a União Europeia com a participação da técnica Soraya; e VI Reunião da Comissão Mista Brasil-Índia. Reunião preparatória. Participante: Andréa Aiolfi. Já na área de Assessoria Internacional ocorreu a Reunião com a Sra. Yanna, Assistente da Sra. Marguerite Marisol Argueta, Diretora-Chefe para América Latina do Fórum Econômico Mundial.
Setembro 2
2
Para o mês de setembro, estavam previstas duas metas, tendo ambas sido atingidas. No campo da Assessoria Internacional contabiliza-se o apoio ao Ministro durante sua participação na Feira ABAV em São Paulo como a primeira meta. Na ocasião também foi assinado Memorando de Entendimento para Cooperação Técnica com Portugal em Qualificação Profissional consolidando a segunda meta atingida, esta no âmbito da Cooperação Internacional. Neste mês alcançou-se ainda mais uma meta de cooperação com a publicação do edital de convocação das Instituições de Ensino Superior interessadas em participar do Projeto de Cooperação com Portugal em Qualificação Profissional. Também podemos destacar diversas outras ações realizadas no mês de setembro. No âmbito da cooperação técnica, o Programa de bolsa de estudos oferecido pelo Ministério do Turismo, para capacitar estudantes em Portugal, mobilizou todos os servidores do departamento, sendo que a gerente de projetos Andréa Aiolfi, participou de reuniões com outros departamentos do ministério e com a CAPES, para efetivar a realização do Programa. A servidora Soraya Magalhães também participou de reuniões na CAPES e no MTur bem como a servidora Cecília de Lavor, para tratar do mesmo assunto. A servidora Soraya também participou de Reunião interministerial de coordenação preparatória à V Reunião do Conselho Brasil-Itália de Cooperação. A Gerente de projetos Andréa também participou de Reunião com o Sr. Siraj Abdella, Primeiro Secretário da Embaixada da República Federal Democrática da Etiópia. visita de cortesia para concretizar um contato, e discutir possíveis pontes de negócios e colaborações entre o Ministério do Turismo. No âmbito da representação institucional, o servidor Rafael Vieira participou da reunião ordinária do CNIG e do Grupo de trabalho de Direito do Consumidor - GT Haia - que trata de proposta do Brasil a ser enviada à corte de Haia, referente a direitos do turista. A servidora Cecília participou da Reunião regional virtual sobre temas de Desenvolvimento do Turismo, no âmbito da OTCA. Também há registro de participação e apoio na Cerimônia de Comemoração do Dia Mundial do Turismo, com o tema: “Turismo e Água: Proteger Nosso Futuro Comum” e Reunião com a Sra. Leila Holsbach e Sr. Alexandre Nakagawa (EMBRATUR) para tratar dos assuntos pendentes para a próxima reunião do MERCOSUL por parte da servidora Camila Tiussu.
Outubro 2
-
No mês de outubro, previa-se duas metas. Não se obteve o alcance de nenhuma delas. Porém foram realizadas diversas ações para a concretização de metas futuras nos meses posteriores. No âmbito institucional, o Diretor Acir Madeira participou da 41ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Turismo, bem como da reunião sobre as atividades desenvolvidas pelos diferentes órgãos do governo que atuam no MERCOSUL, com fins de subsidiar os debates e a dinâmica dos encontros do Mercosul Social e Participativo. O técnico Rafael Vieira Participou do lançamento de pesquisas e campanha informativa para os brasileiros imigrante na União Europeia, bem como da reunião ordinária do CNIG. A servidora Camila Tiussu participou de reunião com a ASCOM para atualizar o portal na parte da Assessoria Especial de Relações Internacionais – AERI -. Já no campo de relações bilaterais, o servidor Rafael Vieira também participou da Reunião de Coordenação preparatória à III sessão da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Cooperação e Concertação (COSBAN). A Gerente de Projetos andreia Aiolfi, deu segmento ao Projeto de Cooperação com Portugal, em parceria cm a CAPES, participando de diversas reuniões no MTur e na CAPES. Já a Analista Camila Tiussu, participou juntamente com o Diretor Acir de Reunião com o Sr. Walter Ferreira, Assessor da Presidência da EMBRATUR para relatar sobre Reunião bilateral com Argentina sobre assuntos fronteiriços. Por fim, no campo da Assessoria Internacional, a Servidora Soraya Costa, participou da Primeira Reunião da Comissão - EXPO Milão 2015. Já o Diretor Acir participou da reunião com o Secretário Marcos Vieira a respeito do quadro geral de vistos no Brasil.
Novembro 2
1
No décimo primeiro mês do ano, previu-se duas metas, sendo que uma delas foi realizada, sendo esta no campo de Assessoria Internacional: o Diretor Acir Madeira participou juntamente com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, da X Reunião de Ministros do T20 e da Feira Internacional de Turismo WTM, ambos eventos em Londres, Reino Unido. Mas além desta meta, outras ações foram executadas durante o mês. No âmbito de Relações Bilaterais, o novo Coordenador de Relações Multilaterais da AERI, Rafael Luisi, coordenou trabalhos desenvolvidos em conjunto com a CAPES para o Programa de Bolsa de Estudos de estudantes de Turismo, feito em conjunto com o Governo de Portugal e a Escola de Setúbal. O Coordenador, participou de diversas reuniões juntamente com a Gerente de Projetos, Andréia Aiolfi e as Assessora Técnica Camila Tiussu. Houve reuniões na CAPES, na Embaixada de Portugal e no próprio MTur. Ainda no âmbito de Bilaterais, a Assessora técnica Soraya, participou juntamente com o Ministro de Reunião com o Embaixador Cesário Melantonio, nomeado Embaixador do Brasil em Havana. Por fim, no âmbito da representação institucional, o técnico Rafael Vieira, participou da IX reunião ordinária do CNIG, Rafael Luisi e Camila participaram de reunião com Marcus Sasse e Leila Holsbach da Embratur para tratar do Mercosul e o Diretor Acir Madeira participou de Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural no IPHAN.
Dezembro 2
-
No último mês do ano, nenhuma meta foi atingida. No entanto ações de praxe foram executadas como o comparecimento à 10a. Reunião Ordinária do Conselho Nacional de turismo, quando o Chefe Acir Pimenta, o Técnico Rafael Vieira e o Secretário Executivo Sérgio Braune comparecerem. A Técnica Camila Tiussu participou da XVII Reunião do Comitê de Proteção Ambiental. Foi feita também uma Cerimônia com os Bolsistas que foram selecionados pelo Programa oferecido pelo Ministério do Turismo e em conjunto com o Governo de Portugal e a CAPES, em que todos os membros da Assessoria participaram. Como balanço de fim de ano, podemos destacar como pontos positivos: -o cumprimento do número de metas previstas no início do ano -a execução de diversas missões internacionais com êxito na execução. -A participação em todas as reuniões interministeriais em que o MTur é chamado a participar. -A execução de projetos importantes como o Programa de Bolsistas para qualificação em Portugal. Como pontos que podem ser melhorados: -Uma regularidade maior de atividades durante o ano seria benéfica. Como as metas previstas são executadas sem muita previsão, ocorre que temos excesso de trabalho em alguns meses. -Não execução de missões previtas no calendário principal da Assessoria, em virtude de mudanças de planos no decorrer do ano.
Acumulado até Dezembro 20
20
Total anual 20 20
Avaliação Final

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal