Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.3. Fomentar, regular e qualificar os serviços turísticos
Iniciativas por Objetivo
Iniciativa:
4.3.5. Qualificar os profissionais que atenderão os turistas durante a Copa do Mundo 2014
Responsável: Marcela Dieckmann Jeolás
Substituto: Alessandra Vittoria Cortez de Oliveira / Paloma Campos Nascimento Salomão
Área: DCPAT / SNPDTur
PPA: LOA:
Meta: 80.000
Período Dez/2013 a Dez/2013
Tipo de indicador:
Fórmula de cálculo
Caracterização da meta:
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - - - - - - - - - - 80.000 80.000 80.000
Realizada
-
-
-
-
6.157
-
-
-
-
-
-
67.688
73.845
73.845
Descrição: Número de pessoas qualificadas
Meta anual: 80.000
Início da mensuração: Dez/2013

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Apresentação do programa PRONATEC TURISMO ao trade turístico nas Cidades-sede da Copa do Mundo 2014; Treinamento de Secretarias de Estado de Turismo das Cidades-sede das Confederações quanto aos sistemas SISTEC e SIPROTUR para execução do PRONATEC COPA na EMPRESA; Elaboração e veiculação de campanha do PRONATEC COPA na EMPRESA; Pactuação (negociação) de vagas para os cursos definidos pelo MTur para o PRONATEC TURISMO para o ano de 2013; Apoio técnico e operacional às Secretarias de Estado de Turismo para utilização dos sistemas SISTEC e SIPROTUR; Envio de Acordos de Cooperação Técnica para execução do PRONATEC COPA na EMPRESA com Secretarias de Estado para análise jurídica e assinatura.
Fevereiro -
-
Apresentação do programa PRONATEC TURISMO ao trade turístico nas Cidades-sede da Copa do Mundo 2014; Treinamento de Secretarias de Estado de Turismo das Cidades-sede da Copa do Mundo 2014 para execução do PRONATEC COPA na EMPRESA; Envio de Acordos de Cooperação Técnica para execução do PRONATEC COPA na EMPRESA com Secretarias de Estado para análise jurídica e assinatura; Apoio técnico e operacional às Secretarias para utilização dos sistemas SISTEC e SIPROTUR
Março -
-
Apresentação do programa PRONATEC TURISMO aos Municípios contemplados nos programas de qualificação do MTur; Realização de treinamentos em todas as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo 2014; Realização de Ações de promoção do programa junto ao trade turístico; Campanha no site do Pronatec Copa e E-mail marketing para as Secretarias de Turismo divulgarem o programa; Elaboração de Manual para Pronatec Copa; Articulação e negociação com as Instituições de Ensino da rede ofertante para 5 cursos do PRONATEC COPA; Elaboração de vídeo com fotos e depoimentos de profissionais-alunos participantes do PRONATEC COPA na EMPRESA utilizado para apresentação e sensibilização do trade turístico e empresários do setor.
Abril -
-
Apresentação do programa PRONATEC TURISMO aos Municípios contemplados nos programas de qualificação do MTur; Realização de treinamentos em todas as cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo 2014; Levantamento de demandas de qualificação profissional em todos os 120 municípios priorizados pelo MTur; Elaboração de Planejamento Nacional de Vagas para o PRONATEC TURISMO; Webconferência com SENAC Nacional e Regionais para apresentação do Planejamento Nacional de Vagas para o PRONATEC TURISMO; Repactuação (reajustamento) de vagas para o PRONATEC TURISMO; Reuniões com MEC e articulação com demais Ministérios para negociação de vagas para o PRONATEC COPA.
Maio -
6.157
Finalização do treinamento no PRONATEC COPA nas 108 cidades contempladas no Programa(Diretrizes do Programa e operacionalização do SISTEC e SIPROTUR - sistemas apoiadores do Programa). Campanha de divulgação do PRONATEC COPA nas 12 cidades sede da Copa do Mundo . Dia 13 de maio início das pré-matrículas dos interessados nos cursos do eixo turismo, hospitalidade e lazer; Acompanhamento pela Central de Atendimento do MTur (0800) em todas as 120 cidades para prestar suporte técnico e operacional quando da realização de pré-matrículas dos cidadãos interessados; Reuniões com MEC para solução de problemas de estabilidade do sistema SISTEC para efetivação das pré-matrículas do PRONATEC TURISMO no sistema.
Junho -
-
Julho -
-
Agosto -
-
1. Reestruturação do sistema SIPROTUR – alteração e inovação de funcionalidades para melhor acompanhamento do PRONATEC TURISMO. Solicitação de inclusão de ferramentas para inserção de informações relativas às modalidades PRONATEC COPA e PRONATEC COPA SOCIAL, além das funcionalidades já existentes relativas ao PRONATEC COPA na EMPRESA 2. Reuniões no MEC com SETEC e DTI para acompanhamento do SISTEC, novas funcionalidades do sistema, previsões de alterações para os próximos meses, acompanhamento do desenvolvimento de sistema para extração de informações acerca do PRONATEC, como matrículas, alunos concluintes e em curso, entre outras de interesse do DCPAT/MTur; 3. Levantamento de demandas nos 120 municípios para repactuação (vagas para o próximo trimestre) nas modalidades COPA e COPA na EMPRESA; 4. Orientação aos municípios sobre a vertente PRONATEC COPA SOCIAL – participação dos envolvidos, responsabilidades e fluxo de operacionalização; 5. Elaboração de ajustes nos Acordos de Cooperação Técnica firmado com o SESI para execução do PRONATEC COPA SOCIAL e com INFRAERO para execução de PRONATEC COPA na EMPRESA nos aeroportos; 6. Supervisão do processo de pré-matrículas pelos parceiros demandantes adjuntos a fim de acompanhar os problemas ocorridos no decorrer da execução 7. Reuniões com MEC/SETEC específicas para dar conhecimento e resolver os problemas havidos com o SISTEC durante o processo de cadastro de alunos pelos parceiros demandantes adjuntos e unidades ofertantes dos cursos; 8. Planejamento da reformulação do site www.pronateccopa.turismo.gov.br com novo leiaute para facilitar a visualização das informações ao cidadão e aos parceiros acerca de cada uma das modalidades do PRONATEC TURISMO; 9. Orientações à rede ofertante quanto às particularidades de cada vertente do PRONATEC TURISMO, acompanhamento de ofertas de cursos, visando diminuir impactos e problemas no processo de pré-matrículas e matrículas no SISTEC; 10. Elaboração de normativos (em atenção às solicitações da CGU) quanto ao PRONATEC TURISMO, suas modalidades com vistas a dar maior transparência ao processo de captação de demanda e para monitorar turmas em especial nas cidades-sede.
Setembro -
-
Acompanhamento do programa nos Estados (modalidade PRONATEC COPA NA EMPRESA) e Municípios (modalidade PRONATEC COPA); Reuniões no MEC com SETEC (gestão do programa) e TI (responsável pelo sistema SISTEC) com vistas a sugerir e acompanhar as alterações no sistema que impactem positivamente na operacionalização e para resolução dos problemas apresentados pelos parceiros demandantes durante a execução do PRONATEC TURISMO e suas modalidades; Atualização do Manual do PRONATEC COPA SOCIAL, parceria com SESI; Reunião com Demandantes Adjuntos para tratar da execução do PRONATEC COPA SOCIAL; Elaboração de Portaria normatizando os critérios de seleção do PRONATEC TURISMO; Elaboração de Manual de Diligências Presenciais a serem realizadas em unidades de ensino ofertantes de cursos do PRONATEC TURISMO visando ao monitoramento; Realização de diligência presencial piloto em Brasília e Rio de Janeiro em unidades de ensino do SENAC; Reunião para tratar da evolução do SIPROTUR com área de TI ; Reunião para aprovação da arquitetura do novo hot site do PRONATEC TURISMO com ASCOM, TI e Marketing; Atualização dos Manuais do PRONATEC COPA e PRONATEC COPA NA EMPRESA em virtude da publicação de nova edição do Guia de Cursos FIC do MEC; Recebimento de demandas em relação a problemas no SISTEC vindos dos demandantes adjuntos para tratar junto ao MEC; Reuniões com a área de gestão do PRONATEC (SETEC) no MEC para tratar de problemas pontuais levantados pelos parceiros demandantes adjuntos; acompanhamento de pré-matrículas e matrículas do PRONATEC TURISMO; extração de relatórios do SPP e elaboração de documentos oficiais sobre o PRONATEC TURISMO ao MEC.
Outubro -
-
Levantamento de demandas nos 120 municípios com vistas à pactuação de vagas para 2014. Articulação com ofertantes para sensibilização sobre as ofertas em 2014 para o MTur visando o alcance da Meta de qualificação profissional para a Copa do Mundo a ser alcançada pelo MTur. Diligências presenciais em Brasília-DF, visita técnica às turmas do PRONATEC TURISMO. Acompanhamento do programa nos Estados (modalidade PRONATEC COPA NA EMPRESA) e Municípios (modalidade PRONATEC COPA); Reuniões no MEC com SETEC (gestão do programa) e TI (responsável pelo sistema SISTEC) com vistas a sugerir e acompanhar as alterações no sistema que impactem positivamente na operacionalização e para resolução dos problemas apresentados pelos parceiros demandantes durante a execução do PRONATEC TURISMO e suas modalidades; Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre MTur e SESI para execução da modalidade PRONATEC COPA SOCIAL, Reuniões com técnicos da área de gestão do PRONATEC (SETEC) no MEC para tratar de problemas pontuais levantados pelos parceiros demandantes adjuntos; acompanhamento de pré-matrículas e matrículas do PRONATEC TURISMO; extração de relatórios do SPP e elaboração de documentos oficiais sobre o PRONATEC TURISMO ao MEC. Participação de Curso proposto pela CGU para alimentar o portal “Copa Transparente – Portal de Acompanhamento de Gastos para a Copa de 2014”. Redefinição de casos de uso do SIPROTUR, com o objetivo de facilitar o monitoramento do PRONATEC TURISMO, além de habilitar o sistema a arquivar os documentos expedidos e recebidos durante a execução do programa.
Novembro -
-
Dezembro 80.000
67.688
Ações Dez/2013 - Encaminhamento ao MEC/SETEC, ofertantes e demandantes adjuntos do relatório com o resultados obtidos da diligência presencial realizada no Rio de Janeiro; - Diligência presencial, visita técnica às turmas do PRONATEC TURISMO na cidade de Natal/RN, conforme estabelece a Portaria nº 281, de 11 de outubro de 2013; - Elaboração do relatório técnico da diligência presencial em Natal; Solicitação ao SENAC de justificativa formal por não ofertar o curso de Condutor de Turismo de Aventura; - Solicitação de revisão do processo de pactuação junto aos ofertantes e MEC/SETEC; - Reunião técnica com a SETEC/MEC para tratar dos seguintes encaminhamentos: prestação de contas do Termo de Cooperação entre o MTur e o FNDE; - Revisão da pactuação 2014, informações gerenciais referentes ao PRONATEC TURISMO (número de matrículas e concluintes do Programa nas 120 cidades e nos 54 cursos com suas respectivas modalidades ofertadas), de acordo com a Portaria/MTur nº 281/2013), solicitação de parecer técnico da DTI/MEC quanto as informações gerenciais encaminhadas; - Apresentação do balanço 2013 das ações do PRONATEC TURISMO ao Conselho Nacional de Turismo. - Encaminhamento das informações aos demandantes adjuntos das vagas pactuadas e solicitação de criação e publicação das ofertas para realização das pré-matrículas. - Reunião técnica com a Secretaria Executiva sobre ponto de controle da ações de qualificação para a Copa do Mundo FIFA 2014; - Reunião técnica MEC para tratar de assuntos de gestão e operacionalização do Programa e do SISTEC. Resultados: O PRONATEC TURISMO foi instituído nos 120 municípios participantes do Programa com o objetivo de aperfeiçoar as pessoas já inseridas no mercado de trabalho do setor de turismo e de qualificar e inserir novas pessoas para atender demanda reprimida de mão de – obra qualificada para melhorar a prestação de serviço do setor. Para atender o objetivo do programa foram criadas as três linhas de ações PRONATEC COPA; PRONATEC COPA na EMPRESA e PRONATEC COPA SOCIAL, devidamente normatizadas com seus devidos manuais, onde constam a operacionalização do Programa e o passo – a passo dos Sistemas utilizados para apoiar o Programa. O PRONATEC TURISMO passou a ser normatizado pela Portaria nº 281, de 11 de outubro de 2013, a qual passou a regulamentar os procedimentos de acompanhamento e monitoramento da execução do Programa e tendo como uma das atividades a elaboração do Manual de diligências presenciais, que subsidiará os procedimentos das visitas técnicas dos cursos realizados pelo Programa. Foram matriculados 87.129 pessoas a serem aperfeiçoadas e qualificadas para o mercado de trabalho do setor de turismo nos 120 municípios participantes do PRONATEC TURISMO, sendo que nas 12 cidades sede da COPA DO MUNDO FIFA 2014 foram matriculados 62.389 pessoas. O Programa se fortaleceu nas cidade-sede, as quais os gestores tomaram o PRONATEC TURISMO como o Programa de qualificação para a COPA DO MUNDO FIFA 2014, resultado disso foi a demanda solicitada por essas cidades para qualificação em 2014 e o estreitamento da parceria com o MTur e os Acordos de Cooperação assinados. Obtivemos em 2013 o nº de 36.009 matriculados, sendo que a meta estipulada foi de 60.000. Seguem alguns fatores que não contribuíram para o alcance da meta estipulada. Após a repactuação de vagas para o MTur verificou -se que o quantitativo de vagas não estava de acordo com a demanda identificada, constante do planejamento, bem assim com a meta proposta para 2013. A repactuação de vagas foi insuficiente para atender as demandas do PRONATEC TURISMO (criação e publicação das turmas pelos ofertantes no SISTEC). Desde o início da implementação do PRONATEC TURISMO, o MTur, juntamente com seus parceiros demandantes, vem sofrendo dificuldades na sua execução, tendo em vista exclusivamente o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC. Ressalta-se que desde que o MTur aderiu ao Programa do MEC, o Sistema apresentou diversos problemas, os quais foram comunicados ao MEC, sendo que muitos deles foram sanados, muito embora tenha gerado atraso na execução do PRONATEC TURISMO. O MEC realizou atualizações no SISTEC (mês de maio), quando este se tornou inoperante, permanecendo nesta situação até meados de agosto, praticamente 3 (três) meses com o Sistema inoperante, causando atrasos no início dos cursos e desestimulando os parceiros demandantes adjuntos e empresários e instituições de classe do setor. Falta de comprometimento do TRADE Turístico em alguns municípios com o PRONATEC COPA na EMPRESA. Ante ao exposto, o DCPAT acompanha o desenvolvimento da ação no recorte hoje proposto, e vislumbra a continuidade do Programa, não apenas para o atendimento da necessidade de qualificação para os eventos da Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas, mas sim, como uma ação permanente para o crescimento e desenvolvimento do setor no país.

Texto do relatório :O PRONATEC TURISMO foi instituído nos 120 municípios participantes do Programa com o objetivo de aperfeiçoar as pessoas já inseridas no mercado de trabalho do setor de turismo e de qualificar e inserir novas pessoas para atender demanda reprimida de mão de – obra qualificada para melhorar a prestação de serviço do setor. Para atender o objetivo do programa foram criadas as três linhas de ações PRONATEC COPA; PRONATEC COPA na EMPRESA e PRONATEC COPA SOCIAL, devidamente normatizadas com seus devidos manuais, onde constam a operacionalização do Programa e o passo – a passo dos Sistemas utilizados para apoiar o Programa. O PRONATEC TURISMO por meio da Portaria nº 281, de 11 de outubro de 2013, a qual passou a regulamentar os procedimentos de acompanhamento e monitoramento da execução do Programa e tendo como uma das ferramentas o Manual de diligências presenciais, que subsidiará os procedimentos das visitas técnicas dos cursos realizados pelo Programa. A meta do Programa é de ofertar 157 mil vagas, foram matriculados 124 mil e 965 pessoas a serem aperfeiçoadas e qualificadas para o mercado de trabalho do setor de turismo nos 120 municípios participantes do PRONATEC TURISMO até dezembro de 2013. O Programa se fortaleceu nas cidade-sede, as quais os gestores tomaram o PRONATEC TURISMO como o Programa de qualificação para a COPA DO MUNDO FIFA 2014, resultado disso foi a demanda solicitada por essas cidades para qualificação em 2014 e o estreitamento da parceria com o MTur e os Acordos de Cooperação assinados. A meta de 2013 foi de 80 mil vagas sendo que foram realizadas 73 mil e 845 matrículas. Ante ao exposto, o DCPAT acompanha a execução do Programa no recorte hoje proposto, e vislumbra a continuidade do Programa, não apenas para o atendimento da necessidade de qualificação para os eventos da Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas, mas sim, como uma ação permanente para o crescimento e desenvolvimento do setor no país.
Acumulado até Dezembro 80.000
73.845
Total anual 80.000 73.845
Avaliação Final

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal