Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.3. Fomentar, regular e qualificar os serviços turísticos
Iniciativas por Objetivo
Iniciativa:
4.3.3. Promover investimentos privados
Responsável: Jean Marcel Fernandes
Substituto: Danielle Mansur Guimarães / Rodrigo Laurence Bezerra Marques
Área: DFPIT / SNPDTur
PPA: LOA:
Meta: 8
Período Mai/2013 a Nov/2013
Tipo de indicador:
Fórmula de cálculo
Caracterização da meta:
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - - - 2 - - 3 - - 3 - 8 8
Realizada
-
-
-
-
1
-
-
2
2
-
4
-
9
9
Descrição: Número de iniciativas implementadas
Meta anual: 8
Início da mensuração: Mai/2013

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Considera-se para fins de cumprimento da meta estabelecida para a Iniciativa a participação em seminários, eventos e reuniões de trabalho, a interlocução com organizações públicas e privadas assim como a elaboração de estudos, pesquisas ou de material para a orientação de potenciais investidores.
Fevereiro -
-
Elaborada proposta de Projeto Básico para contratação do estudo “Diagnóstico sobre Investimentos em Meios de Hospedagem”.
Março -
-
Continuidade do processo de levantamento da oferta futura de meios de hospedagem, “Monitoramento da Oferta Futura de Meios de Hospedagem para a Copa de 2014”.
Abril -
-
Retomadas as tratativas com representantes do Ministério das Relações Exteriores - MRE para elaboração do “Guia para Investidores no Turismo”, instrumento de orientação sobre a legislação brasileira para os investidores externos. Mantida também interlocução junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC para elaboração de um “Catálogo de Oportunidades de Investimentos no Turismo” para apresentação de projetos turísticos privados ou públicos/privados aos potenciais investidores do mercado.
Maio 2
1
Participação no evento “Encontro Nacional do Turismo” divulgando informações para gestores públicos estaduais e municipais sobre a promoção de investimentos e linhas de financiamento disponíveis para o desenvolvimento do setor de turismo. Elaborado “Plano de Trabalho” visando a formalização de Termo de Cooperação MTur e MRE para elaboração do “Guia para Investidores no Turismo”. Continuidade no acompanhamento do “Monitoramento da Oferta Futura de Meios de Hospedagem para a Copa de 2014” – enviados expedientes, ofícios e termo de referência, da SNPDTur para as Secretarias Estaduais e Municipais solicitando informações atualizadas.
Junho -
-
Atualização do “Monitoramento da Oferta Futura de Meios de Hospedagem para a Copa de 2014”. Discussão no âmbito das Secretarias de Programas e de Políticas com vistas a contratação do estudo “Diagnóstico sobre Investimentos em Meios de Hospedagem” em razão da possibilidade de sua inclusão ao estudo em contratação no DEPES/SNPTur. De acordo com a Fundação em contratação, as informações e análises inicialmente demandadas no Termo de Referência elaborado seriam contempladas nesse estudo.
Julho -
-
Busca de alternativas junto ao MRE para a formalização do Termo de Cooperação para elaboração do “Guia para Investidores no Turismo”, devido a problemas operacionais relacionados ao contrato com o PNUD, agência estabelecida por aquele Ministério para desenvolver o projeto.
Agosto 3
2
Participação no evento “Seminário Timeshare e Fractional”, apresentando e discutindo com empreendedores e investidores a política do MTur para o desenvolvimento do setor de turismo, principalmente a voltada para a promoção de investimentos privados e a disponibilização de financiamento ao setor produtivo do turismo. Participação no evento "Fórum Nacional do Turismo de Feira de Santana" onde, com representantes de órgãos governamentais, da sociedade civil e empresários foram discutidas ações de desenvolvimento estratégico do turismo, abordando os programas de financiamento e de promoção de investimentos para o setor na região, entre outros. Continuidade do “Monitoramento da Oferta Futura de Meios de Hospedagem para a Copa de 2014” – enviados expedientes do DFPIT/SNPDTur para as Secretarias Estaduais e Municipais solicitando a atualização de informações.
Setembro -
2
Participação na Feira das Américas - ABAV, no estande do Ministério do Turismo, com equipe de bancos parceiros (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Banco do Brasil - BB, Caixa Econômica Federal - CEF, Banco da Amazônia - BASA e Banco do Nordeste - BNB), apoiando investidores, prestando assistência quanto a informações e oportunidades de investimento no setor de turismo. Participação no Salão Náutico Internacional Grand-Pavois em La Rochelle - França, com o anúncio da 1ª edição do Grand-Pavois fora da França, na cidade de Itajaí/SC.
Outubro -
-
Novembro 3
4
Participação no Festival do Turismo de Gramado, de 07 a 10 de novembro, discutindo com o governo e empresariado local as propostas do MTur, especialmente as referentes à atração de investimentos e as possibilidades de financiamento disponibilizadas pelo Governo Federal; Participação no SIMBRACS – Simpósio Brasileiro de Comércio e Serviços, de 12 a 13 de novembro em Brasília, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior e pela Apex, onde a Coordenação-Geral de Investimento do DFPIT/MTur em convite aos secretários estaduais e municipais de turismo discutiu com seus representantes as ações da área para a atração de investimentos no setor de turismo. Local: Centro de Convenções Brasil 21; Realização de Seminário para a Atração de Investimentos estrangeiros no setor de turismo, com especial foco em hotelaria na cidade de Nova York, EUA no dia 19 de novembro, com a presença de investidores nova yorquinos e de empresários brasileiros. Local: DoubleTree by Hilton Metropolitan Hotel; Participação na NAHIC - North America Hospitality Investiment Conference, de 20 a 22 de novembro na cidade de Chicago, EUA, com a realização de Seminário para a Atração de Investimentos estrangeiros no setor de turismo, com especial foco em hotelaria, com a presença de investidores americanos e de empresários brasileiros. Local: Hyatt Chicago Magnificent Mile.
Dezembro -
-
Planejamento de 2014, definição do calendário de eventos para o primeiro semestre. Assinatura do Termo de Cooperação entre o MTur e o MRE no âmbito das ações de promoção de investimentos, em especial para a realização de eventos em Oslo, Helsinque e São Petersburgo no mês de janeiro de 2014 e em Berlim e Londres no mês de março.
Acumulado até Dezembro 8
9
Total anual 8 9
Avaliação Final

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal