Portal do Governo Brasileiro
Perspectiva:
Processos
Foco:
4. Estruturação, fomento e promoção
Objetivo:
4.2. Estruturar os destinos turísticos
Iniciativas por Responsável
Iniciativa:
4.2.2. Promover a elaboração de planos de desenvolvimento e posicionamento de mercado
Responsável: Marcelo Lima Costa
Substituto: Wilken José Souto Oliveira
Área: DEAOT / SNPTur
PPA: LOA:
Meta: 27
Período Mar/2013 a Set/2013
Tipo de indicador:
Fórmula de cálculo
Caracterização da meta:
Meta Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Acumulado até Dezembro Total
Prevista - - 3 4 4 4 4 4 4 - - - 27 27
Realizada
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Descrição: Número de planos elaborados
Meta anual: 27
Início da mensuração: Mar/2013

Previsto x Realizado - Total
Previsto x Realizado - Mensal
Previsto x Realizado - Acumulado
Mês Meta Física Avaliação Mensal Arquivos
Prevista Realizada
Janeiro -
-
Fevereiro -
-
Março 3
-
A elaboração de planos de desenvolvimento e posicionamento de mercado constitui-se em um dos eixos de atuação da nova versão do Programa de Regionalização do Turismo do Turismo – Roteiros do Brasil. Tendo em vista que as estratégias de implementação do eixo ainda estão em processo de discussão interna, uma vez que o Programa de Regionalização do Turismo ainda estão em fase de revisão final, a previsão é que a meta se concretize a partir do segundo semestre de 2013, após o lançamento da nova edição do Programa de Regionalização do Turismo, e da divulgação das Diretrizes Estratégicas do Programa nos Estados. A previsão é que a meta concretize-se por meio da realização de editais. Outra ação que contribuirá para o atingimento da meta em questão é o apoio à projetos de Turismo Religioso. Durante o mês de março, a equipe técnica do projeto trabalhou na elaboração do Detalhamento do Processo Seletivo de Projetos de Fortalecimento do Turismo Religioso, que visa selecionar 05 (cinco) projetos voltados para a elaboração de planos de posicionamento de mercado para o produto turístico religioso. Durante a realização da 5ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, realizada no dia 21 de março de 2013 em Brasília/DF, foi realizada uma apresentação do processo seletivo para apoio à cinco projetos de Turismo Religioso no Brasil (apresentação em anexo). Além disso, a Coordenação foi designada para elaborar e implantar ações não previstas no Plano de Ação 2013, a exemplo do projeto “Viaja Mais Melhor Idade”. Desta forma, durante o mês de março a equipe técnica trabalhou na elaboração do projeto, cuja proposta foi apresentada durante a reunião da Câmara Temática de Segmentação, no dia 15.03.2013, para apresentação da proposta do Projeto Viaja Mais Melhor Idade – 2ª Edição (apresentação em anexo). Outras ações não previstas no Plano de Ação 2013 e que foram executadas e/ou apoiadas pela Coordenação-Geral de Segmentação durante o mês de abril foram: 1) Programa de Turismo Acessível; 2) Grupo de Trabalho de Turismo Náutico; 3) Projeto Parques da Copa (Ecoturismo e Turismo de Aventura).
Abril 4
-
No dia 04 de abril de 2013, foi disponibilizado no SICONV e divulgado no Portal do Turismo (www.turismo.gov.br) o Detalhamento do Processo Seletivo para Projetos de Fortalecimento de Turismo Religioso no Brasil (arquivo em anexo), para orientar a elaboração de propostas para o Programa 5400020130013 – Apoio à Estruturação dos Segmentos Turísticos – que visa selecionar Projetos de Fortalecimento do Turismo Religioso no Brasil, que visa selecionar 05 (cinco) projetos voltados para a elaboração de planos de posicionamento de mercado para o produto turístico religioso. O programa ficará disponível até o dia 17 de maio de 2013 para recebimento de propostas. Desta forma, o apoio à elaboração dos planos de posicionamento de mercado será possível somente após a análise técnica dos projetos e celebração dos convênios, prevista para o segundo semestre de 2013. Em relação ao projeto “Viaja Mais Melhor Idade”, esta Coordenação-Geral promoveu, durante o mês de abril, diversas reuniões e apresentações do projeto para entidades e parceiros estratégicos para apresentação da proposta. Outras ações não previstas no Plano de Ação 2013 e que foram executadas e/ou apoiadas pela Coordenação-Geral de Segmentação durante o mês de abril foram: 1) Programa de Turismo Acessível; 2) Grupo de Trabalho de Turismo Náutico; 3) Projeto Parques da Copa (Ecoturismo e Turismo de Aventura).
Maio 4
-
A meta prevista de apoio à 04 (quatro) planos de desenvolvimento e posicionamento de mercado não foi atingida, uma vez que a previsão de apoio aos projetos selecionados no processo seletivo de Projetos de Fortalecimento de Turismo Religioso está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2013. Em complemento, as demais ações não previstas no Plano de Ação 2013 continuam a ser apoiadas e/ou executadas pela Coordenação-Geral de Segmentação durante o mês de abril foram: 1) Programa de Turismo Acessível; 2) Projeto Viaja Mais Melhor Idade; 3) Projeto Parques da Copa (Ecoturismo e Turismo de Aventura).
Junho 4
-
A meta prevista de apoio à 04 (quatro) planos de desenvolvimento e posicionamento de mercado no mês de junho não foi atingida, uma vez que a previsão de apoio aos projetos selecionados no processo seletivo de Projetos de Fortalecimento de Turismo Religioso está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2013. Cabe ressaltar que no dia 28 de junho de 2013 foi divulgada a lista dos 5 (cinco) municípios selecionados no Processo Seletivo de Projetos de Turismo Religioso (anexo), que tem por objetivo a elaboração de 1 (um) Plano de Posicionamento de Mercado por município. As propostas enviadas serão analisadas tecnicamente no período compreendido entre os dias 01 e 29 de julho de 2013. Após este período, prevê-se a celebração dos convênios, que efetivará o apoio financeiro desta Coordenação-Geral para a elaboração dos 5(cinco) Planos de Posicionamento de Mercado previstos nesse processo seletivo. Em complemento, as demais ações não previstas no Plano de Ação 2013 continuam a ser apoiadas e/ou executadas pela Coordenação-Geral de Segmentação durante o mês de junho foram: 1) Programa de Turismo Acessível; 2) Projeto Viaja Mais Melhor Idade; 3) Projeto Parques da Copa (Ecoturismo e Turismo de Aventura).
Julho 4
-
A meta prevista de apoio à 04 (quatro) planos de desenvolvimento e posicionamento de mercado no mês de julho não foi atingida, uma vez que a previsão de apoio aos projetos selecionados no processo seletivo de Projetos de Fortalecimento de Turismo Religioso está previsto para ocorrer a partir de outubro de 2013. Cabe ressaltar que as 5 (cinco) propostas selecionadas estão sendo analisadas tecnicamente. O prazo para realização dos ajustes e diligências das propostas classificadas foi prorrogado para o dia 25 de agosto de 2013. A divulgação do resultado final no site www.turismo.gov.br será na data provável de 30 de agosto de 2013. Após este período, prevê-se a celebração dos convênios, que efetivará o apoio financeiro desta Coordenação-Geral para a elaboração dos 5(cinco) Planos de Posicionamento de Mercado previstos nesse processo seletivo. Em relação ao projeto “Viaja Mais Melhor Idade”, esta Coordenação-Geral promoveu, durante o mês de julho, diversas reuniões para: elaboração de proposta de campanha e material promocional do projeto junto à equipe do Departamento de Promoção e Marketing Nacional - DPMKN; apoio à construção de sítio eletrônico do projeto junto à equipe da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação – CGTI; elaboração de conteúdo para material institucional, promocional e didático do VMMI; estabelecimento de parcerias com entidades relacionadas ao tema; elaboração de acordos de cooperação com instituições bancárias e entidades do trade parceiras do Projeto VMMI. Outras ações não previstas no Plano de Ação 2013 e que foram executadas e/ou apoiadas pela Coordenação-Geral de Segmentação durante o mês de julho foram: 1) Programa de Turismo Acessível; 2) Projeto Parques da Copa (Ecoturismo e Turismo de Aventura); Turismo Náutico.
Agosto 4
-
A meta prevista de apoio à 04 (quatro) planos de desenvolvimento e posicionamento de mercado no mês de agosto não foi atingida, uma vez que a previsão de apoio aos projetos selecionados no processo seletivo de Projetos de Fortalecimento de Turismo Religioso está previsto para ocorrer a partir de outubro de 2013. Cabe ressaltar que as 5 (cinco) propostas selecionadas foram analisadas tecnicamente e aprovadas (vide anexo). Após a análise jurídica, prevê-se a celebração dos convênios, que efetivará o apoio financeiro desta Coordenação-Geral para a elaboração dos 5 (cinco) Planos de Posicionamento de Mercado previstos nesse processo seletivo. Agora, as propostas serão encaminhadas para empenho e posterior análise jurídica, visando celebração do convênio, desde que atendidas todas as questões legais da Portaria Interministerial MPOG/MF/CGU n° 507, de 24 de novembro de 2011 e na Portaria do Ministério do Turismo nº 112, de 23 de maio de 2013. Em relação ao projeto “Viaja Mais Melhor Idade”, esta Coordenação-Geral promoveu, durante o mês de agosto, diversas reuniões para: elaboração de proposta de campanha e material promocional do projeto junto à equipe do Departamento de Promoção e Marketing Nacional - DPMKN; apoio à construção de sítio eletrônico do projeto junto à equipe da Coordenação Geral de Tecnologia da Informação – CGTI; elaboração de conteúdo para material institucional, promocional e didático do VMMI; estabelecimento de parcerias com entidades relacionadas ao tema; elaboração de acordos de cooperação com instituições bancárias e entidades do trade parceiras do Projeto VMMI. O lançamento do projeto foi realizado no dia 04 de setembro de 2013, durante a Feira das Américas – ABAV. Outras ações não previstas no Plano de Ação 2013 e que foram executadas e/ou apoiadas pela Coordenação-Geral de Segmentação durante o mês de agosto foram: 1) Programa de Turismo Acessível; 2) Projeto Parques da Copa (Ecoturismo e Turismo de Aventura); 3) Projeto Talentos do Brasil Rural (Turismo Rural).
Setembro 4
-
A meta prevista de apoio à 04 (quatro) planos de desenvolvimento e posicionamento de mercado no mês de setembro não foi atingida, uma vez que a previsão de apoio aos projetos selecionados no processo seletivo de Projetos de Fortalecimento de Turismo Religioso está previsto para ocorrer a partir de outubro de 2013. Cabe ressaltar que as 5 (cinco) propostas selecionadas foram analisadas tecnicamente e aprovadas. Os recursos financeiros para apoio à elaboração dos planos foram empenhados no dia 23 de setembro de 2013. O processo seletivo está em fase de análise jurídica para celebração dos convênios. Após, prevê-se a celebração dos convênios, que efetivará o apoio financeiro desta Coordenação-Geral para a elaboração dos 5 (cinco) Planos de Posicionamento de Mercado previstos nesse processo seletivo. Em relação ao projeto “Viaja Mais Melhor Idade”, esta Coordenação-Geral promoveu, durante o mês de setembro, o lançamento do projeto no dia 04 de setembro de 2013, durante a Feira das Américas – ABAV. Desde então, realizou-se o monitoramento da campanha publicitária junto ao DPMKN, do sítio eletrônico junto à CGTI, a apresentação do projeto para agentes de viagem e público final, na Feira das Américas – ABAV, realizada no dia 05 de setembro de 2013, a elaboração de cartilha sobre bem-atender ao idoso e cartilha institucional do projeto, o monitoramento e moderação de ofertas no sítio eletrônico – www.viajamais.gov.br e a inserção de 363 produtos turísticos voltados para a melhor idade, aposentados e pensionistas no sítio eletrônico www.viajamais.gov.br (Até o dia 26/09/2013). Outras ações não previstas no Plano de Ação 2013 e que foram executadas e/ou apoiadas pela Coordenação-Geral de Segmentação durante o mês de setembro foram: 1) Programa de Turismo Acessível; 2) Projeto Parques da Copa (Ecoturismo e Turismo de Aventura); 3) Projeto Talentos do Brasil Rural (Turismo Rural).
Outubro -
-
Está em andamento a celebração dos 05 (cinco) convênios que efetivará o apoio financeiro desta Coordenação-Geral para a elaboração dos 5 (cinco) Planos de Posicionamento de Mercado com foco no segmento de Turismo Religioso. Com relação ao projeto “Viaja Mais Melhor Idade”, registrou-se durante o primeiro mês de relançamento do programa mais de 236 mil acessos em seu site, e oferta de pacotes turísticos para aproximadamente 70 destinos turísticos do País. No dia 15 de outubro de 2013, foi realizada em Brasília a primeira reunião com os coordenadores estaduais do Viaja Mais Melhor Idade, com o objetivo de informa-los sobre a segunda edição do programa que foi lançada em setembro de 2013. A reunião contou com a participação de representantes de 15 estados brasileiros. Referente ao Projeto Parques da Copa, no mês de outubro foi elaborado o projeto base para subsidiar a assinatura de um Termo de Cooperação entre o MTur, MMA e ICMBio e a elaboração da planilha com a priorização dos investimentos a serem realizados nos parques nacionais a serem priorizados no programa. Outras ações não previstas no Plano de Ação 2013 e que foram executadas e/ou apoiadas pela Coordenação-Geral de Segmentação durante o mês de outubro foram: 1) Programa de Turismo Acessível; 2) Projeto Talentos do Brasil Rural (Turismo Rural).
Novembro -
-
Dezembro -
-
Acumulado até Dezembro 27
-
Total anual 27 -
Avaliação Final

Legenda: Insatisfatório - Abaixo de 55% Merece atenção - 55% a 90% Satisfatório - Acima de 90% Sem meta prevista para o período Não houve preenchimento / distribuição mensal